Gerenciamento participativo de recursos em espaços pedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133839154

Palavras-chave:

Participação. Recursos. Processo. Espaço pedagógico.

Resumo

Ainda são escassos os estudos sobre o gerenciamento dos recursos em espaços pedagógicos, tanto em organizações públicas, quanto privadas. Neste sentido, neste estudo busca-se analisar se a prática gerencial dos recursos de determinado espaço pedagógico, de uma instituição que opera no Norte do Brasil, pode ser considerada participativa. A metodologia se constituiu inicialmente de pesquisa e revisão bibliográfica. Posteriormente, aplicou-se a pesquisa empírica, seguida da organização e discussão dos dados obtidos. Trata-se de estudo qualitativo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas centradas num modelo cujo protocolo previu a análise do gerenciamento de cinco tipos de recursos. O estudo mostrou que a participação na gestão dos recursos do espaço pedagógico analisado é limitada.

Palavras-chave: participação; recursos; processo; espaço pedagógico.

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Biografia do Autor

Erinaldo Silva Oliveira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Administrador da Universidade Federal do Oeste do Pará. Mestre em Educação no programa Profept-Ifam (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica)

Daniel Nascimento-e-Silva, Instituto Federal do Amazonas

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão de organizações amazônicas, atuando principalmente nos seguintes temas: administração pública, estratégias organizacionais, administração estratégica, planejamento estratégico e alianças estratégicas

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Oliveira, E. S., & Nascimento-e-Silva, D. (2021). Gerenciamento participativo de recursos em espaços pedagógicos. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–19. https://doi.org/10.5902/2318133839154