Uma reflexão sobre o Sinaes e seus principais desafios

Autores

  • Thiago Henrique Almino Francisco Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Pedro Antônio de Melo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Isadora Maria Back da Veiga Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133838265

Resumo

Neste texto busca-se contextualizar os principais desafios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes. Para tanto, utiliza-se bases teóricas que refletem sobre a avaliação da educação superior e consolidam as discussões sobre eficácia e a validade do sistema, destacando as discussões emergentes entre os modelos público e privado e os principais desafios que o Sinaes encontrou no decurso de sua implantação.

Palavras-chave: Sinaes; educação superior; avaliação institucional; regulação; prestação de contas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Almino Francisco, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais e Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera. Atualmente é Coordenador do Setor de Avaliação Institucional (SEAI), da Comissão Própria de Avaliação (CPA), e Professor do Departamento de Administração, ambos vinculados a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atua como pesquisador, vinculado ao Instituto de Estudos e Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) e ao Núcleo de Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas (NEOGAP), ambos vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina. Também é pesquisador do Grupo de Estudos sobre Universidades (GEU), da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência em temas relacionado a avaliação institucional (SINAES), gestão das atividades da CPA, regulação da educação superior e gestão acadêmica, com foco nos impactos do CPC nos Projetos Pedagógicos, IGC e PDI. Desde 2007, desenvolve atividades técnicas relacionadas com a gestão acadêmica, gestão da avaliação institucional e coordenações de curso, colaborando na formulação de estratégias voltadas para o ENADE. É docente de graduação e pós-graduação, preconizando temas vinculados com a área da administração estratégica, gestão do conhecimento, inovação, metodologia científica e temas emergentes vinculados à área da gestão da educação superior. Integra, atualmente, o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), do INEP/MEC.

Pedro Antônio de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedro Antônio de Melo é Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Letras - Português e Literatura Brasileira - UFSC; Especialista em Recursos Humanos pela UFSC, e em Gestão Universitária pelo CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em parceria com a OUI - Organização Universitária Interamericana (2004), Canadá. Pós-doutorado em Educação Superior, pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe ? IESALC, da Unesco. Doutor Honoris Causa, pela Honorable Academia Mundial de Educación - HAME (2012). É professor da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Ciências da Administração - CAD, onde leciona disciplinas relacionadas ao Empreendedorismo. Nos Programas de Pós-Graduação em Administração - CPGA e Administração Universitária - PPGAU, ministra disciplinas e desenvolve pesquisas relacionadas a Gestão Universitária. Foi Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Universitária (2010 - 2016). É Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária ? INPEAU. Foi Coordenador do Instituto de Gestão e Liderança Universitária - IGLU, Região Brasil da Organização Universitária Interamericana ? OUI, Canadá. Foi Editor da Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAl. Atualmente é Chefe do Departamento de Ciências da Administração da UFSC de 2010 a 2019.

Referências

BARDIN, Laurence. Content analysis. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1977.

BARREYRO, Gladys. ROTHEN, José Carlos. Sinaes contraditórios: Considerações sobre a elaboração e implantação do sistema nacional de avaliação da educação superior. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 96, 2006, p. 955-977.

BOURDIEU, Pierre. Leçon sur la leçon. Paris: Minuit, 1982.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Decreto n. 5.773 de 9 de maio de 2006. Brasília: Casa Civil, 2006.

BRASIL. Lei n. 10.861, de 14 de Abril de 2004. Brasília: Casa Civil, 2004.

BRASIL. Lei de Ddiretrizes e Bases da Educação Nacional. Rio de Janeiro: Esplanada, 1996.

BRASIL. Lei n. 9.131, de 24 de novembro de 1995. Altera dispositivos da Lei n.º 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e dá outras providências. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/l9131_95.htm. Acesso em 12 abr 2011.

BRASIL. Portaria Nº 2.051, de 9 de julho de 2004. Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes -, instituído na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Acesso em: 18/04/2011. Disponível em: http://www.faex.edu.br/v2009/cpa/Portaria.pdf. 2004. Acesso em 12 abr 2011.

BRASIL. Portaria Normativa No 1, de 10 de janeiro de 2007. Estabelece o calendário de avaliações do Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes para o triênio 2007/2009. Disponível em: http://www.cpa.uem.br/Download/26jun4-PORT%201-07-MEC.pdf. Acesso em 12 abr 2011.

BRASIL. Portaria normativa n. 23 de 29 de dezembro de 2010. Altera dispositivos da Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, que Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e outras disposições. Disponível em: http://www.semesp.org.br/portal/pdfs/juridico2011/Portarias/Janeiro/PORTARIA%20N%2023%20-1-12-10.pdf. Acesso em 12 abr 2011.

BRASIL. Portaria normativa n. 40, de 12 de dezembro de 2007. Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação da educação superior no sistema federal de educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/ead/port_40.pdf. Acesso em 15 abr. 2017.

CORBIN, Juliet; STRAUSS, Anselm. Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing grounded theory. New York: Sage, 2008.

CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. São Paulo: Penso, 2014.

DIAS SOBRINHO, José. Políticas e conceitos de qualidade: dilemas e ritos. Aula ministrada aos acadêmicos do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissionalizante) em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC) no dia 09 de dezembro de 2011.

ESTEVES, Paulo Cesar L. Fatores determinantes de mudanças na estrutura competitiva do sistema de ensino superior de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2007. 154f. Tese (doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento). Universidade Federal de Santa Catarina.

FRANCISCO, Thiago Henrique Almino. Análise das ações que confirmam a relação entre IGC e o PDI: um estudo em faculdades isoladas no sul de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2012. 186f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Universitária). Universidade Federal de Santa Catarina.

GARCIA, Mauricio. Gestão profissional em instituições privadas de ensino superior: um guia de sobrevivência para mantenedores, acionistas, reitores, pró-reitores, diretores, coordenadores, gerentes e outros gestores institucionais. São Paulo: Hoper, 2006.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica. Petrópolis: Vozes, 1997.

MILES, Matthew B; HUBERMAN, Michel A. Qualitative data analysis: an expanded sourcebook. New York: Sage, 1994.

MORGAN, Gareth; SMIRCICH, Linda. The Case for qualitative research. Academy of Management the academy of management review, v. 5, n. 4, 1980, p. 491-500.

RODRIGUES, Gabriel Mario. Imagem do ensino superior. In: Seminários ABMES. Da proposta à ação; estratégias para melhorar a imagem do ensino superior particular e atrair alunos. 2010.

TAYLOR, Steven J.; BOGDAN, Robert. Introduction to qualitative research methods: the search for meanings. New Jersey: John Wiley & Sons, 1984.

TRANFIELD, David; DENYER, David; SMART, Palminder. Towards a methodology for developing evidence-informed management knowledge by means of systematic review. British Journal of Management, v. 14, n. 3, 2003, p. 207-222

VELTRONI, Andaraci Lucas; SILVA, Eurípides Alves; LUCATO JUNIOR, Rui Vicente; JADINI, Wilson Maurício. Avanços, contradições e dificuldades do MEC: da gênese das políticas de avaliação ao 2º ciclo do Sinaes. São José do Rio Preto: Cedu Verde. 2011.

Downloads

Publicado

15-09-2019

Como Citar

Francisco, T. H. A., Melo, P. A. de, & Veiga, I. M. B. da. (2019). Uma reflexão sobre o Sinaes e seus principais desafios. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 1–14. https://doi.org/10.5902/2318133838265