A INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA AERÓBICA CONTÍNUA VERSUS INTER¬MITENTE SOBRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO FÍSICA DE UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648507Resumo
: O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI VERIFICAR A INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA AERÓBICA CONTÍNUA VERSUS INTERMITENTE SOBRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO FÍSICA DE UNIVERSITÁRIOS. A AMOSTRA CONSTITUIU-SE DE 75 SUJEITOS, DIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS: 40 NO GRUPO CONTÍNUO E 35 NO GRUPO INTERMITENTE COM IDADE ENTRE 17 E 30 ANOS CE = 20,5; s = 2,76 anos), TODOS PERTENCENTES ÁS TURMAS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO DA PRÁTICA DESPORTIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, NO SEGUNDO SEMESTRE DE 1986. AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS DURANTE 10 SEMANAS, COM 2 SESSÕES SEMANAIS. A DURAÇÃO E A INTENSIDADE DE CADA SESSÃO FORAM CALCULADAS INDIVIDUALMENTE A PARTIR DA PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PROPOSTA POR BALKE C1978). FORAM REALIZADAS AVALIAÇÕES ANTROPOMÉTRICAS, NEUROMOTORAS, CARDIORRESPIRATÓRIA E COMPOSIÇÃO CORPORAL. 0 TESTE *t[*] DE STUDENT E A ANÁLISE DE COVARIANÇA CANCOVA) FORAM UTILIZADOS NA ANÁLISE ESTATÍSTICA. AS HIPÓTESES FORAM TESTADAS NUM NÍVEL DE SIGNIFICÂNCIA DE p < 0,05. OS RESULTADOS, DE MODO GERAL, INDICARAM QUE TANTO UM PROGRAMA AERÓBICO CONTÍNUO COMO UM PROGRAMA AERÓBICO INTERMITENTE FORAM EFICIENTES PARA MODIFICAR A COMPOSIÇÃO CORPORAL E A AÇTIDÃO FÍSICA DOS UNIVERSITÁRIOS. A MAGNITUDE DESTAS ALTERAÇÕES FOI SIMILAR ENTRE OS DOIS TIPOS DE PROGRAMAS.
[*] Prof. Assistente do Departamento de Met. Desp. CDS/UFSC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.