Equipe masculina adulta de handebol da ADUFSM na década de 1980: ponto de vista do técnico Luiz Celso Giacomini
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546469677Palavras-chave:
handebol; ADUFSM; treinamentoResumo
Este estudo visa a determinar os principais fatores, segundo a análise do treinador, que permitiram à equipe de handebol masculina da ADUFSM lograr êxito, em termos de resultado, nos anos 80 do século passado. Para tal, foi realizada uma entrevista com Luiz Celso Giacomini (2015), professor e técnico. Foram elencados, em ordem crescente de importância, oito fatores que contribuíram para o sucesso e a supremacia da cidade de Santa Maria–RS no handebol em nível regional, nacional e internacional. A partir disso, procurou-se analisar e discutir cada item com o que a literatura apresenta como sugestão no treinamento de equipes de alto rendimento. Conclui-se que os fatores apresentados pelo treinador integram há 35 anos uma concepção de esporte para o handebol, que ainda hoje pode ser considerada atual perante a bibliografia contemporânea especializada, podendo, assim, servir como referencial para a estruturação de modelos próprios para o treinamento de equipes de alto nível nos esportes coletivos.
Palavras-chave: Handebol; ADUFSM; Treinamento
Downloads
Referências
BOMPA, T. O. Treinando atletas de desporto coletivo. São Paulo: Phorte, 2005.
GIACOMINI, L. C. Entrevista. [Porto Alegre, ago. 2015]. Entrevistador: César Alcides Geller. Santa Maria, 2021. 1 texto transcrito de 1 arquivo de áudio mp3 (130min) [extraviado]. Entrevista concedida para elaboração do artigo intitulado “Equipe masculina adulta de handebol da ADUFSM na década de 1980: ponto de vista do técnico Luiz Celso Giacomini”, TCC do curso de graduação em Educação Física da UFSM, 2015.
GRECO, P. J. Iniciação Esportiva Universal. 2. Metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do Esporte. Ijuí: Editora Unijuí, 1994.
LIMA, C. Q. de. Esportes revisados em Santa Maria: Handebol. Santa Maria: Proesp, 2012.
MIOTTI, I. M. Reflexões sobre o conceito de movimento na formação profissional em educação física: uma experiência com o atletismo. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano) Centro de Educação Física e Desportos, universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2002.
PLATONOV, V. N. Teoria geral do treinamento desportivo olímpico. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ROTH, K. A Escola da Bola: um A, B, C para iniciantes. São Paulo: Editora Phorte, 2006.
SALLES, J. G. do C.; LISBOA, G. L.; SANTIAGO, O. N. Comparação da performance apresentada pela equipe campeã mineira de handebol feminino no Jimi/93 e no campeonato brasileiro adulto/93. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa, v. 2, ano II, n. 2, p. 22-34, 1994.
SCHMITZ FILHO, A. G.; PORTELA, O. C. P. Jornalismo esportivo na copa de 1998: uma tentativa de análise crítica das críticas. Bagé: Urcamp, 2002.
SILVA. Adriana B. R. da, et al. análise do contra-ataque das equipes femininas participantes do jimi 2008. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 8, nº 1, p. 37-42, 2009.
TREBELLS, A. H. Playdoyer para um diálogo entre teorias do movimento humano e teorias do movimento no esporte. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Maringá 13:(3), 1992, p. 338 –344.
WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. São Paulo: Artmed Editora, 2017.
WEINECK, J. Treinamento ideal. Tradução de Beatriz Maria Romano Carvalho. São Paulo: Editora Manole, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 César Alcides Geller, Luma Lemos Aires
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.