A RELAÇÃO DAS PECULIARIDADES TIPOLÓGICAS DO SISTEMA NERVOSO COM O NÍVEL DE ANSIEDADE-TRAÇO EM ESTUDANTES DE SEGUNDO GRAU

César Alcides GELLER

Resumo


A ansiedade é um estado emocional que inclui sensações de tensão, nervosismo, medo e preocupação, Weinberg & Gould (1996). Ela manifesta-se, via de regra, em situações consideradas ameaçadoras, independente de o perigo ser real ou imaginário. Sua manifestação traz problemas e dificulta a correta avaliação das situações, principalmente a realização das ações, Spielberger (1981). Vários autores relatam que os resultados esportivos nas competições estão ligados ao nível de ansiedade do atleta, e que índices elevados contribuem para um prejuízo no rendimento Weinberg & Gould (1996); Martens (1990); Cratty (1984). Uma das metodologias para resolver esse problema se baseia na busca e seleção de pessoas que, pela natureza de sua tipologia nervosa, tendem a possuir baixos níveis de Ansiedade de Traço. Neste trabalho foi pesquisado o problema: “Existe relação entre o nível de Ansiedade de Traço e as peculiaridades tipológicas do sistema nervoso nos alunos de segundo grau”? A amostra foi composta por 140 estudantes de segundo grau da Escola Estadual Margarida Lopes, Santa Maria, RS, sendo 69 sujeitos do sexo masculino e 71 sujeitos do sexo feminino, com idade média de 17,3 anos (S= 1,1 ano). Foram usados como instrumentos metodológicas o Questionário de Ansiedade de Traço de Spielberger, versão em português, para identificar os níveis dessa ansiedade e o Questionário de Strelau, versão em português, com a finalidade de identificação das Peculiaridades Tipológicas do Sistema Nervoso dos sujeitos da amostra. Nos resultados apurados nesta pesquisa, verificou-se que quanto maiores os índices da Força dos Processos de Excitação do Sistema Nervoso dos indivíduos de ambos os sexos da amostra pesquisada, menores são seus Níveis de Ansiedade de Traço. Conclui-se que existe relação entre uma das Peculiaridades Tipológicas do Sistema Nervoso que é sua Força dos Processos de Excitação, e o Nível de Ansiedade de Traço dos sujeitos da amostra.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/231654648089



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br


 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.