Efeito do ensino multidisciplinar da iniciação à natação em habilidades motoras e aquáticas de crianças
Palavras-chave:
Habilidades aquáticas, Nado artístico, Polo aquático, SaltosResumo
O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de uma proposta de iniciação à natação com base multidisciplinar sobre o desempenho de habilidades motoras e de habilidades aquáticas de crianças. Participaram 13 crianças com 8,24 ± 0,74 anos, as quais participaram de 16 aulas de natação de 45 min, duas vezes por semana. Os encontros tiveram como propósito a iniciação à natação com a exploração diversificada de habilidades aquáticas da natação, do nado artístico, do polo aquático e dos saltos ornamentais. O desempenho de habilidades motoras foi avaliado por meio de testes de salto horizontal, arremesso e equilíbrio estático, enquanto as habilidades aquáticas foram avaliadas com uma lista de verificação. Após a intervenção, os participantes melhoraram o equilíbrio com olhos fechados e suas habilidades aquáticas, sem alteração no desempenho do salto horizontal e do arremesso. Logo, o ensino multidisciplinar da natação é possível e favorece o desenvolvimento de habilidades aquáticas diversificadas.
Downloads
Referências
BÍRÓ, M.; FÜGEDI, B.; REVESZ, L. The Role of Teaching Swimming in the Formation of a Conscious Healthy Lifestyle. International Journal of Aquatic Research and Education, [S.L.], v. 1, n. 3, p. 269-284, ago. 2007.
BARBOSA, T.; COSTA, M.; MARINHO, D.; SILVA, A.; QUEIRÓS, T. A adaptação ao meio aquático com recurso a situações lúdicas. EFDeportes.com: Revista Digital, Buenos Aires, v. 17, n. 170, p. 1-14, jul. 2012.
BURKHARDT, R.; ESCOBAR, M. Natação para portadores de deficiências. Curitiba: Ao Livro Técnico AS, 1985.
CANOSSA, S.; FERNANDES, R. J.; CARMO, C.; ANDRADE, A.; SOARES, S. Ensino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificação. Motricidade, v. 3, n. 4, Ribeira de Pena, p. 82-99, 2007.
CHAN, D.; LEE, A.; HAMILTON, K. Descriptive epidemiology and correlates of children’s swimming competence. Journal of Sports Sciences, London, v. 38, n. 19, p. 2253-2263, jun. 2020.
FERNANDES, J.; LOBO DA COSTA, P. Pedagogia da natação: um mergulho para além dos quatros estilos. Revista Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 5-14, jan./mar. 2006.
FREUDENHEIM, A.; GAMA, R.; CARRACEDO, V. Fundamentos para a elaboração de programas de ensino do nadar para crianças. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 61-69, 2003.
GAYA, A.; GAYA, A. Projeto Esporte Brasil: Manual de testes e avaliação - Versão 2016. Porto Alegre: Ed. Perfil, 2016.
GRAHAM, J.; GAFFAN, E. Fear of water in children and adults: Etiology and familial effects. Behaviour Research and Therapy, Oxford, v. 35, n. 2, p. 91-108, fev. 1997.
HEYWARD, V. Avaliação física e prescrição de exercício. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
HOPKINS, W.; MARSHALL, S.; BATTERHAM, A.; HANIN, J. Progressive statistics for studies in sports medicine and exercise science. Medicine and Science in Sports and Exercise, Medison, n. 1, p. 3-12, jan. 2009.
JUNGE, M.; BLIXT, T.; STALLMAN, R. Progression in teaching beginning swimming: Rank order by degree of difficulty. In P. L. Kjendlie, R. K. Stallman, & J. Cabri (Eds.), XIth International Symposium for Biomechanics and Medicine in Swimming (pp. 329-330). Oslo, Norway: Norwegian School of Sport Science, 2010.
KOVÁČOVÁ, N.; CZAKOVÁ, M.; BROĎÁNI, J. Intensive basic swimming courses and their effect on children´s swimming literacy. Journal of Physical Education and Health, [S.L.], v. 8, n. 14, p. 18-24, 2019.
MOISÉS, M. Ensino da natação: expectativas dos pais de alunos. Revista Mackenzie Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 65-74, 2006.
PEDEN, A.; FRANKLIN, R. Learning to Swim: An exploration of negative prior aquatic experiences among children. International Journal of Environmental Research and Public Health, Basel, v. 17, n. 10, p. 1-16, maio 2020.
PHARR, J.; IRWIN, C.; LAYNE, T.; IRWIN, R. Predictors of Swimming Ability among Children and Adolescents in the United States. Sports, [S.L.], v. 6, n. 1, p. 1-11, fev. 2018.
POTDEVIN, F.; JOMIN-MORONVAL, S.; PELAYO, P.; DEKERLE, J. What is the best swimming stroke to master for beginners in water safety tests? European Physical Education Review, Driffield, v. 25, n. 1, p. 174-186, jun. 2019.
TEMUR, H. Investigation of the Relationship Between Basic Swimming Instruction and Some Physical and Motor Characteristics. Journal of Education and Training Studies, [S.L.], v. 6, n. 11, p. 67-74, nov. 2018.
WIZER, R.; FRANKEN, M.; CASTRO, F. Concordância intra e inter-observador de protocolo de avaliação de habilidades aquáticas de crianças. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 24, n. 1, p. 101-107, out. 2016.
XAVIER FILHO, E.; MANOEL, E. Desenvolvimento do comportamento motor aquático: implicações para a pedagogia da natação. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 10, n. 2, p. 85-94, abr. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriel Rubens Santos de Paula, Wagner Augusto Lima Rodrigues, Lara Elena Gomes
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.