Efeito do ensino multidisciplinar da iniciação à natação em habilidades motoras e aquáticas de crianças

Autores

Palavras-chave:

Habilidades aquáticas, Nado artístico, Polo aquático, Saltos

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de uma proposta de iniciação à natação com base multidisciplinar sobre o desempenho de habilidades motoras e de habilidades aquáticas de crianças. Participaram 13 crianças com 8,24 ± 0,74 anos, as quais participaram de 16 aulas de natação de 45 min, duas vezes por semana. Os encontros tiveram como propósito a iniciação à natação com a exploração diversificada de habilidades aquáticas da natação, do nado artístico, do polo aquático e dos saltos ornamentais. O desempenho de habilidades motoras foi avaliado por meio de testes de salto horizontal, arremesso e equilíbrio estático, enquanto as habilidades aquáticas foram avaliadas com uma lista de verificação. Após a intervenção, os participantes melhoraram o equilíbrio com olhos fechados e suas habilidades aquáticas, sem alteração no desempenho do salto horizontal e do arremesso. Logo, o ensino multidisciplinar da natação é possível e favorece o desenvolvimento de habilidades aquáticas diversificadas.

 

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Publicado

09-10-2023

Como Citar

de Paula, G. R. S., Rodrigues, W. A. L., & Gomes, L. E. (2023). Efeito do ensino multidisciplinar da iniciação à natação em habilidades motoras e aquáticas de crianças. Kinesis, 41. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/68269

Edição

Seção

Artigos originais