O ensinar e o aprender na concepção crítico-emancipatória

Autores

  • Bruno Nascimento de Siqueira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Emilio de Medeiros Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546431724

Palavras-chave:

Educação Física, Concepção Crítico-Emancipatória, Ensinar, Aprender.

Resumo

Discute o ensinar e o aprender na concepção Crítico-Emancipatória. Tem como objetivo apresentar e interpretar esse par dialético nos primeiros livros do professor Elenor Kunz: "Educação Física: Ensino & Mudanças (1991)" e "Transformação Didático-Pedagógica do Esporte (1994)". Pesquisa teórica apoia-se em elementos metodológicos inerentes à análise temática tratada por Minayo (2008). Conclui que os conteúdos da Educação Física devem ser abordados de forma ampla pela problematização; que o se-movimentar conduz a uma aprendizagem de um “mundo de significados motores”; e que o ensinar e o aprender na concepção implica numa formação na Educação Física que desenvolva sujeitos livres e emancipados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Nascimento de Siqueira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Educação Física - Licenciatura pelo Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor de Educação Física na Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Francisco Emilio de Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor efetivo no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento - metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, Coleção Leitura.

____________. Pedagogia do Oprimido. 14.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino e mudanças. 3. ed. Ijuí: Ed. da Unijuí, 2004.

____________. Transformação didático-pedagógica do esporte. 7. ed. Ijuí: Ed. da Unijuí, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

_____________________________. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8 ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

ROMERO, Elaine. O Ensino (ou o adestramento) da Educação Física (?). Revista Brasileira de Ciências e Movimento, n.2, v.1, p.41-42, 1988.

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

de Siqueira, B. N., & de Medeiros, F. E. (2018). O ensinar e o aprender na concepção crítico-emancipatória. Kinesis, 36(2). https://doi.org/10.5902/2316546431724

Edição

Seção

Artigos originais