O ensinar e o aprender na concepção crítico-emancipatória
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546431724Palavras-chave:
Educação Física, Concepção Crítico-Emancipatória, Ensinar, Aprender.Resumo
Discute o ensinar e o aprender na concepção Crítico-Emancipatória. Tem como objetivo apresentar e interpretar esse par dialético nos primeiros livros do professor Elenor Kunz: "Educação Física: Ensino & Mudanças (1991)" e "Transformação Didático-Pedagógica do Esporte (1994)". Pesquisa teórica apoia-se em elementos metodológicos inerentes à análise temática tratada por Minayo (2008). Conclui que os conteúdos da Educação Física devem ser abordados de forma ampla pela problematização; que o se-movimentar conduz a uma aprendizagem de um “mundo de significados motores”; e que o ensinar e o aprender na concepção implica numa formação na Educação Física que desenvolva sujeitos livres e emancipados.
Downloads
Referências
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento - metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, Coleção Leitura.
____________. Pedagogia do Oprimido. 14.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino e mudanças. 3. ed. Ijuí: Ed. da Unijuí, 2004.
____________. Transformação didático-pedagógica do esporte. 7. ed. Ijuí: Ed. da Unijuí, 2010.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.
_____________________________. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8 ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
ROMERO, Elaine. O Ensino (ou o adestramento) da Educação Física (?). Revista Brasileira de Ciências e Movimento, n.2, v.1, p.41-42, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.