As Crianças e o Futebol em Catingueira - PB: Valores comunitários ensinados a partir do estádio vovozão
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546431403Palavras-chave:
Aprendizagem, Crianças, Futebol, Regras SociaisResumo
O futebol, como elemento importante da cultura brasileira, tem adesão em todas as gerações, gêneros, posições políticas e classes sociais. Por sua relevância alguns pensadores vêm tomando-o para leituras de várias facetas da nação. Neste artigo, partindo da perspectiva etnográfica, em diálogo interdisciplinar, destacando-o como ferramenta cultural para a formação infantil, refletiremos sobre alguns elementos que as crianças retiram dele para o aprendizado de valores, atitudes e regras importantes para sua comunidade. Concluiremos que à beira do gramado as crianças podem se apropriar de normativas sociais, às vezes reformulando-as, favorecendo assim sua convivência comunitária.Downloads
Referências
ALMEIDA, Marco. B. O esporte como matriz da sociabilidade espontânea: um olhar pelo referencial habermasiano. Revista da ALESDE, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 100-110, setembro, 2011.
AQUINO, Giselle B. O esporte como elemento socializador e formador de crianças e jovens. Revista Científica da Faminas – v. 6, n. 2, maio-ago, 2010.
BERNARDES, Elizabeth Lannes. Jogos e brincadeiras: ontem e hoje. Cadernos de História da Educação - nº. 4 - jan./dez. 2005.
BRANDÃO, Carlos R. Reflexões sobre como fazer trabalho de campo. Cultura e Sociedade, V 10, Nº 1, Jan/Jun, p. 11-27, 2007.
CAVICHIOLLI, Fernando R; CHELUCHINHAK Aline B; CAPRARO, André M; MARCHI JUNIOR, Wanderley; MEZZADRI, Fernando M. O processo de formação do atleta de futsal e futebol: análise etnográfica. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.25, n.4, p.631-47, out./dez. 2011.
DAMATA, Roberto. Antropologia do óbvio: Notas em torno do significado do futebol brasileiro. Revista da USP, n. 22. 1994.
DAMO, Arlei S. Do Dom à Profissão: Uma etnografia do futebol espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França. Tese de doutorado (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. PGAS/UFRS) – Porto Alegre, 2005.
FILGUEIRA, Fabrício M. Objetivos dos pais em relação a prática do futebol na iniciação. R. Min. Educ. Fís., Viçosa, v. 13, n. 1, p. 96-110, 2005.
GASTALD, Édison. Crônicas da pátria amada: futebol e identidades brasileiras na imprensa esportiva. Antropolítica. Niterói, n. 19, p. 147-163, 2. sem. 2005.
GUEDES, Simoni L. Discursos autorizados e discursos rebeldes no futebol brasileiro. Esporte e Sociedade ano 6, n.16, Nov.2010/Fev. 2011.
KESSLER, Cláudia S; ZANINI, Maria Catarina C. O predomínio de masculinidades: narrativas de jogadoras de futebol do interior do Rio Grande do Sul (Brasil) nos anos 1980. Esporte e Sociedade. Ano 8, n 22, set. 2013.
LEÓN, Adriano A. G. Bola no pé e caneta na mão: futebol e direito em busca do falo perdido. Política & Trabalho (UFPB. Impresso), v. 1, p. 25-38, 2009.
MORO, Marie Rose. Grandir en situation transculturelle. Temps d’Arreter Lectures. Bruxelles: Yapaka.be. 2010.
MUDADO, Tereza H. A brincadeira como educação da vontade: cumprir as regras é a fonte de satisfação. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais. Nº 11. Junho. 2008.
NEGRINE, Airton. Concepção de jogo em Vygotsky: Uma perspectiva pedagógica. Movimento - Ano 2 - N. 2 – Junho, 1995.
PIAGET, Jean. O Juízo Moral na Criança. Trad. Elzon Lenardon. São Paulo: Summus, 1994.
PIMENTA, Carlos Alberto M. Violência entre torcidas organizadas de futebol. São Paulo Perspectiva. vol.14, n.2, pp. 122-128, 2000.
PINTO, Tatiana O; LOPES, Maria de Fátima. Brincadeira no espaço da rua e a demarcação dos gêneros na infância. Rev.latinoam.cienc.soc.niñez. juv 7(2): 861-885, 2009.
REIS, Davi Lucas C. A criança na iniciação ao Futebol. (Monografia) Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Belo Horizonte – MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.
RIAL, Carmen. Fronteiras e zonas na circulação global dos jogadores brasileiros de futebol. Antropologia em Primeira Mão: 109/2009:1-24. PPGAS/UFSC, 2009.
SILVA, Antonio L. Jogando pelas beiradas: sobre o vivido de meninos e homens num estádio de futebol em Catingueira – PB. Cadernos de Campo, São Paulo, n. 22, p. 103-117.
SILVA, Antonio L. Ao som dos “palavrões e nomes feios”: A inserção das crianças no universo do futebol amador em Catingueira – PB. Esporte e Sociedade, ano 10, n 24, Março (2015).
SILVA, Antonio L. O sertão para além da estética da boniteza da dor: Reflexões a partir de Catingueira – PB. InterEspaço, Grajaú/MA v. 3, n. 9 p. 66-87 maio/ago (2017). SOUZA, Camilo Araújo M; VAZ, Alexandre F; BARTHOLO, Tiago L; SOARES, Antonio Jorge G. Difícil reconversão: futebol, projeto e destino em meninos brasileiros. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 14, n.30, p.7-17, 85-111, 2008.
VARGAS, Ângelo L. Souza; GALVÃO, Ana Lídia O. A construção do humano através do esporte como um direito inalienável. Fitness & performance jornal, nº. 4, pp. 262-267. 2007.
VIGOTSKI, Lev S. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Trad. Zoia Prestes. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, nº 11, junho, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.