Da radiodifusão à convergência midiática: a rádio web e os desafios para a comunicação rural no século XXI.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179630951

Palavras-chave:

radiodifusão, rádio web, comunicação rural, convergência.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios dos usos e apropriações pelas populações rurais da rádio web na perspectiva da comunicação rural contemporânea. Nesse sentido, o rádio como canal de comunicação, historicamente relevante para as populações do campo, serviu como ponto de partida para traçar um itinerário investigativo, tendo como principal instrumento metodológico a pesquisa bibliográfica. Assim, referencia-se neste estudo a teoria da Comunicação Rural segundo Bordenave (1993), a comunicação rural sob égide das novas ruralidades no século XXI analisadas por Callou (2001) e, por fim, a questão da inclusão digital no âmbito do rural segundo Vieira e Silveira (2011). Estas teorias serviram como base para problematizar uma experiência desenvolvida pelo Núcleo de Agroecologia e Campesinato da Universidade Federal Rural de Pernambuco, através da implantação da Rádio Web Agroecologia. Neste viés, buscou-se compreender como uma rádio na internet voltada para as populações rurais, pode engendrar processos de comunicação mais horizontais e participativos, trazendo à baila o debate acerca da inserção de novos atores do campo no âmbito digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Gleisson Bezerra, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da UFRPE. Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Radialismo (Rádio e TV) pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), graduação em Produção Fonográfica pelas Faculdades Integradas Barros Melo (2011), Especialização em Gestão de Negócios pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco - UPE (2013) e Especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior na Faculdade Estácio do Recife - FIR (2017). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em produção de rádio e TV, consultoria e capacitação de pessoas. 

Irenilda de Souza Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Medicina Veterinária e Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1977 e 1987), mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1987) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2002) - ECA-USP. Em 2008 fez o estágio pos-doutoral no Institut National de la Recherche Agronomique - INRA na França e em articulação com a Maison Familiar Rural também da França estudando a formação de professores e agricultores pela pedagogia da alternância. Atualmente é professora Associada IV do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, agricultura familiar, desenvolvimento local, extensão rural, educação e educação do campo.Desde 2013 é coordenadora do Programa de Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local - POSMEX da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Supervisora do Curso de Especialização de Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável - RENAFORM - CAPES - 2014-1016.Atualmente e desde 2013 é coordenadora do Programa de Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local - POSMEX da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas da UFRPE e coordenadora da INCUBACOOP - UFRPE desde 2016. Pesquisadora Associada a Associación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. Sócia da Rede Folkcom e da INTERCOM.

Referências

BAUMWORCEL, A. As escolas radiofônicas do MEB. VI Congresso de História da Mídia, UFF, Niteroi, Rio de Janeiro. 2008.

BERGAMO, A. A reconfiguração do público. In: RIBEIRO, A. P. G., SACRAMENTO, I., ROXO, M. (Orgs.). História da televisão brasileira. São Paulo: Contexto, 2010.

BORDENAVE, R.D. Comunicação rural: discurso e prática. In: BRAGA, M.; KUNSCH, M.M.K. (orgs). Congresso Brasileiro de Estudos Interdisciplinares da Comunicação: Comunicação rural: discurso e prática. Viçosa: UFV, 1993.

CALLOU, A. B. A pesquisa em comunicação rural na INTERCOM - 1991/2000. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação – Campo Grande /MS, 2001.

CALLOU, A. B. Ciberextensão. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Inter-disciplinares da Comunicação XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunica-ção – Recife, PE, 2011.

CAPORAL, F. R., MATTOS, J.L.S. Rádio Web Agroecologia: as outras vozes do rádio. Documento oficial, 2012.

DUARTE, R.; SOARES, J. B. Extensão rural e comunicação rural no Brasil: notas históricas e desafios contemporâneos. Revista de Extensão e Estudos Rurais, v. 1, n. 2, p. 397-426, jul./dez. 2011.

HORTA, J. S. B. Histórico do Rádio Educativo no Brasil (1922-1970). Cadernos da PUC-Rio. Tópicos em Educação/Série Letras e Artes 03/72, n. 10, set. 1972, p. 73-123.

NEUBERGER, R. S. A. O rádio na era da convergência das mídias. Cruz das Almas/BA: UFRB, 2012. 164 p.

OLIVEIRA, A.M. Rádio UNESP FM: uma análise revisitada sobre o processo comuni-cativo da emissora na busca de maior participação social. In: DEL BIANCO, N.R. (Org.). O rádio brasileiro na era da convergência. São Paulo: INTERCOM, 2012.

ORTRIWANO, G.S. Radiojornalismo no Brasil: fragmentos de história. Revista USP, São Paulo, n.56, p. 66-85, dez./fev. 2002-2003.

PRATA, N. A. A webradio e geração digital. In: FERRARETO, L.A.; KLOCKNER, L. (Orgs.). E o rádio? Novos horizontes midiáticos. Porto Alegre: Edipucrs, 2010.

p.

REDIN, E. et al. Juventude rural e as novas formas de sociabilidade mediadas pelas TICs. RDE. Revista de Desenvolvimento Econômico, Salvador, v. 15, n. 28. p. 154-163, dez. 2013. Disponível em: http://revistas.unifacs.br/index.php/rde/article/view/2738/2136. Acesso em: 23 set. 2019.

ROLDÃO, I.C.C. O rádio educativo no Brasil: uma reflexão sobre suas possibilidades e desafios. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comuni-cação. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB, 2006.

VIERO, V.C.; SILVEIRA, A.C.M. Apropriação de tecnologias de informação e comuni-cação no meio rural brasileiro. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 28, n. 1, p. 257-277, jan. /abr. 2011.

Downloads

Publicado

2019-06-26

Como Citar

Bezerra, S. G., & Lima, I. de S. (2019). Da radiodifusão à convergência midiática: a rádio web e os desafios para a comunicação rural no século XXI. Extensão Rural, 26(2), 7–16. https://doi.org/10.5902/2318179630951