Da radiodifusão à convergência midiática: a rádio web e os desafios para a comunicação rural no século XXI.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179630951

Palabras clave:

radiodifusão, rádio web, comunicação rural, convergência.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios dos usos e apropriações pelas populações rurais da rádio web na perspectiva da comunicação rural contemporânea. Nesse sentido, o rádio como canal de comunicação, historicamente relevante para as populações do campo, serviu como ponto de partida para traçar um itinerário investigativo, tendo como principal instrumento metodológico a pesquisa bibliográfica. Assim, referencia-se neste estudo a teoria da Comunicação Rural segundo Bordenave (1993), a comunicação rural sob égide das novas ruralidades no século XXI analisadas por Callou (2001) e, por fim, a questão da inclusão digital no âmbito do rural segundo Vieira e Silveira (2011). Estas teorias serviram como base para problematizar uma experiência desenvolvida pelo Núcleo de Agroecologia e Campesinato da Universidade Federal Rural de Pernambuco, através da implantação da Rádio Web Agroecologia. Neste viés, buscou-se compreender como uma rádio na internet voltada para as populações rurais, pode engendrar processos de comunicação mais horizontais e participativos, trazendo à baila o debate acerca da inserção de novos atores do campo no âmbito digital.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvio Gleisson Bezerra, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da UFRPE. Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Radialismo (Rádio e TV) pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), graduação em Produção Fonográfica pelas Faculdades Integradas Barros Melo (2011), Especialização em Gestão de Negócios pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco - UPE (2013) e Especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior na Faculdade Estácio do Recife - FIR (2017). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em produção de rádio e TV, consultoria e capacitação de pessoas. 

Irenilda de Souza Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Medicina Veterinária e Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1977 e 1987), mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1987) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2002) - ECA-USP. Em 2008 fez o estágio pos-doutoral no Institut National de la Recherche Agronomique - INRA na França e em articulação com a Maison Familiar Rural também da França estudando a formação de professores e agricultores pela pedagogia da alternância. Atualmente é professora Associada IV do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, agricultura familiar, desenvolvimento local, extensão rural, educação e educação do campo.Desde 2013 é coordenadora do Programa de Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local - POSMEX da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Supervisora do Curso de Especialização de Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável - RENAFORM - CAPES - 2014-1016.Atualmente e desde 2013 é coordenadora do Programa de Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local - POSMEX da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas da UFRPE e coordenadora da INCUBACOOP - UFRPE desde 2016. Pesquisadora Associada a Associación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. Sócia da Rede Folkcom e da INTERCOM.

Citas

BAUMWORCEL, A. As escolas radiofônicas do MEB. VI Congresso de História da Mídia, UFF, Niteroi, Rio de Janeiro. 2008.

BERGAMO, A. A reconfiguração do público. In: RIBEIRO, A. P. G., SACRAMENTO, I., ROXO, M. (Orgs.). História da televisão brasileira. São Paulo: Contexto, 2010.

BORDENAVE, R.D. Comunicação rural: discurso e prática. In: BRAGA, M.; KUNSCH, M.M.K. (orgs). Congresso Brasileiro de Estudos Interdisciplinares da Comunicação: Comunicação rural: discurso e prática. Viçosa: UFV, 1993.

CALLOU, A. B. A pesquisa em comunicação rural na INTERCOM - 1991/2000. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação – Campo Grande /MS, 2001.

CALLOU, A. B. Ciberextensão. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Inter-disciplinares da Comunicação XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunica-ção – Recife, PE, 2011.

CAPORAL, F. R., MATTOS, J.L.S. Rádio Web Agroecologia: as outras vozes do rádio. Documento oficial, 2012.

DUARTE, R.; SOARES, J. B. Extensão rural e comunicação rural no Brasil: notas históricas e desafios contemporâneos. Revista de Extensão e Estudos Rurais, v. 1, n. 2, p. 397-426, jul./dez. 2011.

HORTA, J. S. B. Histórico do Rádio Educativo no Brasil (1922-1970). Cadernos da PUC-Rio. Tópicos em Educação/Série Letras e Artes 03/72, n. 10, set. 1972, p. 73-123.

NEUBERGER, R. S. A. O rádio na era da convergência das mídias. Cruz das Almas/BA: UFRB, 2012. 164 p.

OLIVEIRA, A.M. Rádio UNESP FM: uma análise revisitada sobre o processo comuni-cativo da emissora na busca de maior participação social. In: DEL BIANCO, N.R. (Org.). O rádio brasileiro na era da convergência. São Paulo: INTERCOM, 2012.

ORTRIWANO, G.S. Radiojornalismo no Brasil: fragmentos de história. Revista USP, São Paulo, n.56, p. 66-85, dez./fev. 2002-2003.

PRATA, N. A. A webradio e geração digital. In: FERRARETO, L.A.; KLOCKNER, L. (Orgs.). E o rádio? Novos horizontes midiáticos. Porto Alegre: Edipucrs, 2010.

p.

REDIN, E. et al. Juventude rural e as novas formas de sociabilidade mediadas pelas TICs. RDE. Revista de Desenvolvimento Econômico, Salvador, v. 15, n. 28. p. 154-163, dez. 2013. Disponível em: http://revistas.unifacs.br/index.php/rde/article/view/2738/2136. Acesso em: 23 set. 2019.

ROLDÃO, I.C.C. O rádio educativo no Brasil: uma reflexão sobre suas possibilidades e desafios. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comuni-cação. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB, 2006.

VIERO, V.C.; SILVEIRA, A.C.M. Apropriação de tecnologias de informação e comuni-cação no meio rural brasileiro. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 28, n. 1, p. 257-277, jan. /abr. 2011.

Publicado

2019-06-26

Cómo citar

Bezerra, S. G., & Lima, I. de S. (2019). Da radiodifusão à convergência midiática: a rádio web e os desafios para a comunicação rural no século XXI. Extensão Rural, 26(2), 7–16. https://doi.org/10.5902/2318179630951