Relatos de pais de crianças com autismo sobre a rede de apoio formal: aspectos da elaboração parental do diagnóstico

Autores

  • Márcia Rejane Semensato Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Cleonice Alves Bosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X9687

Palavras-chave:

Autismo, Crenças, Rede de apoio.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X9687

Esse artigo apresenta evidências sobre aspectos que participam da elaboração parental do diagnóstico de autismo, especialmente sobre a rede de apoio. Esta rede tende a ser considerada no relato dos pais como essencial na reestruturação familiar, e é representada principalmente pelos profissionais e serviços de saúde. Acredita-se que estas crenças são determinantes na forma que os pais lidam com o diagnóstico e nas escolhas que fazem para o filho e para a família, como por exemplo, escolas e intervenções clínicas. Assim sendo, realizou-se uma Análise de Conteúdo em seis entrevistas de pais de crianças que tiveram diagnóstico de autismo. Estas entrevistas exploravam a história familiar destes casais e sua vivência desde o diagnóstico do filho. Os resultados apresentam as crenças parentais relacionadas ao senso de amparo ou desamparo na relação com os profissionais e serviços envolvidos no atendimento ao filho, desde a avaliação até a comunicação do diagnóstico e intervenções. Esses resultados evidenciaram que a relação com os profissionais pode ser vista como uma aliança ou como fonte de estresse.

 

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Publicado

2013-11-06

Como Citar

Semensato, M. R., & Bosa, C. A. (2013). Relatos de pais de crianças com autismo sobre a rede de apoio formal: aspectos da elaboração parental do diagnóstico. Revista Educação Especial, 26(47), 651–664. https://doi.org/10.5902/1984686X9687

Edição

Seção

Dossiê: Transtornos do Espectro do Autismo e a Educação Especial