Potencialidades e desafios do ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia no IF Goiano - Campus Rio Verde/GO: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X68449

Palavras-chave:

Surdos, Aulas remotas, Recursos visuais

Resumo

Este trabalho objetiva identificar as potencialidades e os desafios dos surdos nas aulas remotas do IF Goiano, Campus Rio Verde – GO. Trata-se de um estudo de caso realizado com os alunos surdos na disciplina Análise de Custos e Formação de Preços, no 3º período do curso Técnico em Administração. Justifica-se a realização desta pesquisa, uma vez que a inclusão dos alunos surdos é um tema de relevância social: o acesso à educação é direito de todos os cidadãos e a pandemia trouxe novos desafios para os envolvidos na educação dos alunos surdos. O estudo de caso, fundamentado pela pesquisa bibliográfica, teve como método de coleta de dados virtual a observação direta e a entrevista semiestruturada. A análise qualitativa dos dados demonstra que a inclusão dos alunos surdos por meio da Libras, com uma abordagem de ensino-aprendizagem bilíngue, é a melhor alternativa para atender adequadamente às especificidades da educação dos surdos. As tecnologias da informação e o uso de recursos visuais também podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Diante da complexidade e da importância do tema, recomenda-se que os estudos iniciados nesta pesquisa sejam continuados e ampliados para potencializar seus resultados.

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Biografia do Autor

Andreza Alves Vieira, Instituto Federal Goiano

Especialista em Gestão de Produção e Qualidade (UCAM). Especialista em Gestão Estratégica dos Agronegócios e suas Tecnologias (UEG). Especialista em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos (UCAM). Pós-graduanda em Formação de Professores e Práticas Educativas (IF Goiano, Campus Rio Verde – GO). Graduada em Administração (UEG). Graduanda em Teologia (SETEBAN). Instrutora do Senac Goiás. Vencedora do Prêmio do II Concurso Diamantes da Educação de 2021 na categoria Educação Profissional, no IV ELPED realizado pelo IFG Regional – Ceres, Goiás em 2021.

Calixto Júnior de Souza, Instituto Federal Goiano

Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados cujo enfoque é na linha de pesquisa de Educação e Diversidade. Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações Públicas pela Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás - Campus Goiânia. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (NEPEINTER/IFG) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (NEPEC/IFG). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Senhor do Bonfim onde atua na área de educação/pedagogia e, atualmente, encontra-se cedido para o IF Goiano - Campus Rio Verde.

Adriano Aparecido da Silva, Instituto Federal Goiano

Mestre em Educação para Ciências e Matemática do IFG - Câmpus Jataí. Atualmente é servidor do quadro efetivo da Secretaria de Educação do Estado de Goiás e do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde. Atua como Tradutor Intérprete da Libras / Língua Portuguesa (TILSP) na Educação Básica. Vice-Coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFGoiano. Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade de Rio Verde. Especialização em LIBRAS - Formação de Recursos Humanos para o Atendimento Inclusivo pela Faculdade Delta. Especialização em Educação Especial na Perspectiva do Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade Delta. Especialização em Práticas Docentes e Gestão na Educação Básica pela Faculdade Almeida Rodrigues (FAR). Aprovado no Exame Nacional de Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras / Língua Portuguesa - PROLIBRAS 2010.

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

Vieira, A. A., Souza, C. J. de, & Silva, A. A. da. (2023). Potencialidades e desafios do ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia no IF Goiano - Campus Rio Verde/GO: um estudo de caso. Revista Educação Especial, 36(1), e37/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X68449