Significados de surdez segundo professoras de Venturosa no Agreste pernambucano
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X64157Palavras-chave:
inclusão, deficiência-auditiva, surdosResumo
Este artigo é um recorte de uma dissertação que teve como objetivo compreender os significados de surdez construídos por professoras da cidade de Venturosa, visibilizando, desta forma, o Agreste pernambucano. Teoricamente, partimos do conceito de “significado”, entendido como construção socialmente compartilhado e constitutivo de modelos indutivos que possibilitam professores a lidar com o imprevisível em sala de aula. Consideram-se o campo em disputas das práticas pedagógicas com a população surda. Do ponto de vista metodológico, 49 professoras responderam a um questionário contendo dez questões abertas e uma escala Likert com 20 itens. Os dados ilustraram uma distância entre o conceito de surdez e a prática profissional de professoras que não convivem com pessoas surdas e/ou com pouca aproximação com a Libras. Estes resultados evidenciaram as posturas que fazem diferenciar a surdez e a deficiência auditiva: presença da fala oral, momento de aparecimento da surdez e nível/grau da audição. Notou-se também uma sensibilidade das participantes ao modelo inclusivo, apesar de uma dificuldade de implementação na educação regular e uma resistência à educação bilíngue (Português-Libras). A invisibilidade científica de regiões como o Agreste Pernambucano justifica estudos que denunciem a defasagem de formação, tanto inicial quanto continuada, longe das metrópoles. Nesse campo de disputas, as professoras lidam com suas defasagens, seus pertencimentos e uma prática que não consegue ser prescrita por completo, já que as “receitas” não funcionam.
Downloads
Referências
COUTINHO, Marta C. Barros. Construção de saberes docentes para a inclusão das pessoas com deficiência: um estudo a partir dos professores do curso de pedagogia do Sertão pernambucano. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Educação) Universidade Federal de Pernambuco, Recife – PE, 2013.
DINIZ, Debora. O que é deficiência. São Paulo: Editora Brasiliense, 2007.
FERNANDES, Sueli; MOREIRA, Laura C. Políticas de educação bilíngue para surdos: o contexto brasileiro. Educ. rev., Curitiba, n.spe-2, p. 51-69, 2014. Acessado em 10 Jan. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.37014.
GUARINELLO, Ana Cristina et al. A inserção do aluno surdo no ensino regular: visão de um grupo de professores do Estado do Paraná. Rev. bras. educ. espec. [online], v.12, n.3, pp.317-330, 2006. ISSN 1413-6538. https://doi.org/10.1590/S1413-65382006000300003.
HOMEM DE MELO, Francisco. Compendio para o ensino dos surdos-mudos. Rio de Janeiro: INES, 2012. 404 p. (Série Histórica do Instituto Nacional de Educação de Surdos ; v.3). ISBN 9788563240040.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Relatório de Estimativa Populacional. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixiera). Censo Escolar: Educação Especial, 2018.
KARNOPP, Lodenir B.; KLEIN, Madalena. Narrativas de professoras sobre a(s) língua(s) na educação de surdos. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 32 n. 2, p. 63 - 78. 2007.
LEITE, Maurycéia. Formação de docentes de Libras para a educação infantil e séries inicias: a Pedagogia numa perspectiva bilíngue. Revista Diálogos. v.4, n.1, 2016.
LONGMAN, Liliane V. Memórias de surdos. [Recife]: Massangana, 2007. 166 p.
MANTOAN, Maria Tereza Edgler. Inclusão escolar: o que é? por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 11, n. 33, p. 387-405, Dec. 2006 . Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000300002&lng=en&nrm=iso. access on 01 Feb. 2021. https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000300002.
MONTEIRO, Rosa; SILVA, Daniele Nunes H.; RATNER, Carl. Surdez e Diagnóstico: narrativas de surdos adultos. Psic.: Teor. e Pesq., , v.32, n. esp., 2016. ISSN 0102-3772.
MÜLLER, Janete I.; STÜRMER, Ingrid; KARNOPP, Lodenir; THOMA, Adriana. Educação bilíngue para surdos: interlocução entre políticas linguísticas e educacionais. Nonada: Letras em Revista [en linea]. n.2, v.21, p.1-15, 2013. Acessado em 10 de jan. de 2020. Disponivel em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=512451671022
MUSIS, Carlo R. de; CARVALHO, Sumaya P. de. Representações sociais de professores acerca do aluno com deficiência: a prática educacional e o ideal do ajuste à normalidade. Educ. Soc. Campinas - SP, v.31, n.110, p.201-217, mar. 2010. Acessado em 13 mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000100011.
OLIVEIRA, Ana Teodoro de Mendonça. A construção de uma identidade docente inclusiva e os desafios ao professor-formador. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
OMOTE, Sadao. Atitudes sociais em relação à inclusão: estudos brasileiros. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S.l.], v. 8, n. 3, p. 639-649, feb. 2014. ISSN 1982-5587. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6586. Acesso em: 23 mar. 2020. doi:https://doi.org/10.21723/riaee.v8i3.6586.
PAIVA, Glaúcia X.; FARIA, Juliana; CHAVEIRO, Neuma. O Ensino de Libras nos Cursos de Formação de Professores: Desafios e Possibilidades. Revista Sinalizar. Goiânia, v. 3, n. 1, p. 68-80, jan./jun., 2018. ISSN: 2448-0797
QUADROS, Ronice M. de. O “BI” em Bilinguismo na Educação de Surdos. In: FERNANDES, Eulalia (Org.). Surdez e Bilinguismo. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
RAMOS, Phagner. Os significados sobre a surdez para professoras de Venturosa - PE. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
RAMOS, Phagner. COSTA-FERNANDEZ, Elaine M. A educação para a diversidade em busca de uma apreensão intercultural da surdez. Cadernos de Gênero e Diversidade. v.04, n.03, Jul./Set. 2018a, p. 221-243.
RAMOS, Phagner. COSTA-FERNANDEZ, Elaine M. A Educação Surda em Pernambuco: um olhar intercultural sobre o Município de Venturosa. Anais do V CONEDU – Congresso Nacional de Educação. Recife – PE, p. 1-11, 2018b.
RAMOS, Phagner; FERNANDEZ, Elaine Magalhães Costa. Reflexões sobre a identidade docente e os significados da educação inclusiva em Venturosa. REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, v. 4, n. 1, p. 115-132, 2020.
ROCHA, Solange Maria. Antíteses, díades, dicotomias no jogo entre memória e apagamento presentes nas narrativas da história da educação de surdos: um olhar para o Instituto Nacional de Educação de Surdos (1856/1961). Tese (Doutorado em Educação), Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2009, p.163.
SÁ, Nídia R. L.de. Cultura, poder e educação de surdos. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2010. 365 p.
SANT'ANA, Izabella Mendes. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Psicol. estud. Maringá, v.10, n.2, p.227-234, Ago. 2005. Acessado em 13 Mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-73722005000200009.
SCHEMBERG, Simone; GUARINELLO, Ana C.; MASSI, Giselle. O ponto de vista de pais e professores a respeito das interações linguísticas de crianças surdas. Rev. bras. educ. espec. Marília, v.18, n.1, p.17-32, Mar. 2012. Acessado em 13 Mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000100003.
SKLIAR, Carlos (org). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis, SC: Editora da UFSC, 2008. 118p.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 325p. ISBN 9788532626684.
TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. O Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 317 p.
VASCONCELOS, Josivânia B. RAMOS, Phagner. O ensino especial no interior pernambucano: um relato de caso em Venturosa. Anais do V CONEDU – Congresso Nacional de Educação, 2018, 1-8.
VIGOTSKY, Lev S., Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1996. 135 p. ISBN 85-336-0192-1 : (broch.)
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educação Especial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).