Significados de surdez segundo professoras de Venturosa no Agreste pernambucano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X64157

Palavras-chave:

inclusão, deficiência-auditiva, surdos

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação que teve como objetivo compreender os significados de surdez construídos por professoras da cidade de Venturosa, visibilizando, desta forma, o Agreste pernambucano. Teoricamente, partimos do conceito de “significado”, entendido como construção socialmente compartilhado e constitutivo de modelos indutivos que possibilitam professores a lidar com o imprevisível em sala de aula. Consideram-se o campo em disputas das práticas pedagógicas com a população surda. Do ponto de vista metodológico, 49 professoras responderam a um questionário contendo dez questões abertas e uma escala Likert com 20 itens. Os dados ilustraram uma distância entre o conceito de surdez e a prática profissional de professoras que não convivem com pessoas surdas e/ou com pouca aproximação com a Libras. Estes resultados evidenciaram as posturas que fazem diferenciar a surdez e a deficiência auditiva: presença da fala oral, momento de aparecimento da surdez e nível/grau da audição. Notou-se também uma sensibilidade das participantes ao modelo inclusivo, apesar de uma dificuldade de implementação na educação regular e uma resistência à educação bilíngue (Português-Libras). A invisibilidade científica de regiões como o Agreste Pernambucano justifica estudos que denunciem a defasagem de formação, tanto inicial quanto continuada, longe das metrópoles. Nesse campo de disputas, as professoras lidam com suas defasagens, seus pertencimentos e uma prática que não consegue ser prescrita por completo, já que as “receitas” não funcionam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Phagner Ramos Tavares, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Doutorando da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Elaine Magalhães Costa-Fernandez, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Professora doutora da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Referências

COUTINHO, Marta C. Barros. Construção de saberes docentes para a inclusão das pessoas com deficiência: um estudo a partir dos professores do curso de pedagogia do Sertão pernambucano. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Educação) Universidade Federal de Pernambuco, Recife – PE, 2013.

DINIZ, Debora. O que é deficiência. São Paulo: Editora Brasiliense, 2007.

FERNANDES, Sueli; MOREIRA, Laura C. Políticas de educação bilíngue para surdos: o contexto brasileiro. Educ. rev., Curitiba, n.spe-2, p. 51-69, 2014. Acessado em 10 Jan. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.37014.

GUARINELLO, Ana Cristina et al. A inserção do aluno surdo no ensino regular: visão de um grupo de professores do Estado do Paraná. Rev. bras. educ. espec. [online], v.12, n.3, pp.317-330, 2006. ISSN 1413-6538. https://doi.org/10.1590/S1413-65382006000300003.

HOMEM DE MELO, Francisco. Compendio para o ensino dos surdos-mudos. Rio de Janeiro: INES, 2012. 404 p. (Série Histórica do Instituto Nacional de Educação de Surdos ; v.3). ISBN 9788563240040.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Relatório de Estimativa Populacional. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixiera). Censo Escolar: Educação Especial, 2018.

KARNOPP, Lodenir B.; KLEIN, Madalena. Narrativas de professoras sobre a(s) língua(s) na educação de surdos. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 32 n. 2, p. 63 - 78. 2007.

LEITE, Maurycéia. Formação de docentes de Libras para a educação infantil e séries inicias: a Pedagogia numa perspectiva bilíngue. Revista Diálogos. v.4, n.1, 2016.

LONGMAN, Liliane V. Memórias de surdos. [Recife]: Massangana, 2007. 166 p.

MANTOAN, Maria Tereza Edgler. Inclusão escolar: o que é? por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 11, n. 33, p. 387-405, Dec. 2006 . Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000300002&lng=en&nrm=iso. access on 01 Feb. 2021. https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000300002.

MONTEIRO, Rosa; SILVA, Daniele Nunes H.; RATNER, Carl. Surdez e Diagnóstico: narrativas de surdos adultos. Psic.: Teor. e Pesq., , v.32, n. esp., 2016. ISSN 0102-3772.

MÜLLER, Janete I.; STÜRMER, Ingrid; KARNOPP, Lodenir; THOMA, Adriana. Educação bilíngue para surdos: interlocução entre políticas linguísticas e educacionais. Nonada: Letras em Revista [en linea]. n.2, v.21, p.1-15, 2013. Acessado em 10 de jan. de 2020. Disponivel em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=512451671022

MUSIS, Carlo R. de; CARVALHO, Sumaya P. de. Representações sociais de professores acerca do aluno com deficiência: a prática educacional e o ideal do ajuste à normalidade. Educ. Soc. Campinas - SP, v.31, n.110, p.201-217, mar. 2010. Acessado em 13 mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000100011.

OLIVEIRA, Ana Teodoro de Mendonça. A construção de uma identidade docente inclusiva e os desafios ao professor-formador. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.

OMOTE, Sadao. Atitudes sociais em relação à inclusão: estudos brasileiros. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S.l.], v. 8, n. 3, p. 639-649, feb. 2014. ISSN 1982-5587. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6586. Acesso em: 23 mar. 2020. doi:https://doi.org/10.21723/riaee.v8i3.6586.

PAIVA, Glaúcia X.; FARIA, Juliana; CHAVEIRO, Neuma. O Ensino de Libras nos Cursos de Formação de Professores: Desafios e Possibilidades. Revista Sinalizar. Goiânia, v. 3, n. 1, p. 68-80, jan./jun., 2018. ISSN: 2448-0797

QUADROS, Ronice M. de. O “BI” em Bilinguismo na Educação de Surdos. In: FERNANDES, Eulalia (Org.). Surdez e Bilinguismo. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.

RAMOS, Phagner. Os significados sobre a surdez para professoras de Venturosa - PE. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

RAMOS, Phagner. COSTA-FERNANDEZ, Elaine M. A educação para a diversidade em busca de uma apreensão intercultural da surdez. Cadernos de Gênero e Diversidade. v.04, n.03, Jul./Set. 2018a, p. 221-243.

RAMOS, Phagner. COSTA-FERNANDEZ, Elaine M. A Educação Surda em Pernambuco: um olhar intercultural sobre o Município de Venturosa. Anais do V CONEDU – Congresso Nacional de Educação. Recife – PE, p. 1-11, 2018b.

RAMOS, Phagner; FERNANDEZ, Elaine Magalhães Costa. Reflexões sobre a identidade docente e os significados da educação inclusiva em Venturosa. REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, v. 4, n. 1, p. 115-132, 2020.

ROCHA, Solange Maria. Antíteses, díades, dicotomias no jogo entre memória e apagamento presentes nas narrativas da história da educação de surdos: um olhar para o Instituto Nacional de Educação de Surdos (1856/1961). Tese (Doutorado em Educação), Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2009, p.163.

SÁ, Nídia R. L.de. Cultura, poder e educação de surdos. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2010. 365 p.

SANT'ANA, Izabella Mendes. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Psicol. estud. Maringá, v.10, n.2, p.227-234, Ago. 2005. Acessado em 13 Mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-73722005000200009.

SCHEMBERG, Simone; GUARINELLO, Ana C.; MASSI, Giselle. O ponto de vista de pais e professores a respeito das interações linguísticas de crianças surdas. Rev. bras. educ. espec. Marília, v.18, n.1, p.17-32, Mar. 2012. Acessado em 13 Mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000100003.

SKLIAR, Carlos (org). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis, SC: Editora da UFSC, 2008. 118p.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 325p. ISBN 9788532626684.

TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. O Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 317 p.

VASCONCELOS, Josivânia B. RAMOS, Phagner. O ensino especial no interior pernambucano: um relato de caso em Venturosa. Anais do V CONEDU – Congresso Nacional de Educação, 2018, 1-8.

VIGOTSKY, Lev S., Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1996. 135 p. ISBN 85-336-0192-1 : (broch.)

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Tavares, P. R., & Costa-Fernandez, E. M. (2022). Significados de surdez segundo professoras de Venturosa no Agreste pernambucano. Revista Educação Especial, 35, e62/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X64157