Estratégias de Empoderamento na Constituição dos Sujeitos Surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X37838

Palavras-chave:

Cibercultura, Cotidianos e multirreferencialidade, Visualidade e empoderamento surdos

Resumo

Este artigo, inspirado numa Tese de doutoramento, realizada em 2018, numa universidade pública de ensino superior, teve como objetivo compreender os usos que a comunidade surda faz das redes sociais para dar visibilidade as suas ações, com vistas a sua inclusão no cenário contemporâneo. Nesse contexto, apresentamos as estratégias de empoderamento utilizadas pelos surdos na constituição de suas identidades, ao longo do processo investigativo. Em termos metodológicos e, com base em alguns pressupostos netnográficos, utilizamos os princípios da multirreferencialidade (Ardoino, 1998, Macedo 2020), bricolando-os à abordagem da pesquisa com os cotidianos (Alves, 2008; Certeau, 2013). Desse modo, lançamos um olhar plural para o nosso objeto de estudo, numa perspectiva ecológica de saberes (Santos, B., 2005), mobilizando competências, fomentando aprendizagens e potencializando suas produções, tanto em seus aspectos linguísticos quanto culturais. Com efeito, pudemos perceber uma contribuição significativa do digital em rede para as línguas de sinais e para o empoderamento das comunidades de surdos, ao redor do mundo, ao dar visibilidade às narrativas e conversas que emergiram das práticas e acontecimentos vivenciados, junto com os praticantes.

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Biografia do Autor

Rachel Capucho Colacique, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professora doutora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mirian Maia do Amaral, Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, RJ

Professora pós-doutora da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Rosemary dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professora doutora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

Colacique, R. C., Amaral, M. M. do, & Santos, R. dos. (2022). Estratégias de Empoderamento na Constituição dos Sujeitos Surdos. Revista Educação Especial, 35, e21/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X37838