A língua de sinais na formação do profissional da área de ciências humanas e sociais aplicadas

Autores

  • Weslley Kozlik Silva Faculdade Guairacá
  • Pollyana Pittner Faculdade Guairacá

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X31472

Palavras-chave:

Formação de profissionais, Ciências humanas e sociais aplicadas, Libras.

Resumo

Um assunto importante que vem sendo discutido é a crescente necessidade de melhoria da formação de profissionais para atuar com pessoas com necessidades especiais, como condição essencial para uma adequada inclusão destas pessoas em todos os âmbitos da vida social. A surdez é uma das condições especiais com que o profissional da área das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas pode se deparar em sua prática, e sabe-se que a forma de comunicação do surdo é por meio da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Dessa forma, torna-se relevante pesquisar sobre como está ocorrendo a formação destes profissionais nos cursos de graduação e se os conteúdos referentes à surdez, especificamente com relação à LIBRAS, são trabalhados. Para isso, objetivou-se analisar as disciplinas das grades curriculares de três cursos destas áreas buscando identificar estes aspectos. De acordo com os objetivos a que este trabalho se propôs, utilizou-se a metodologia de pesquisa documental, com caráter misto, ou seja, tanto qualitativa como quantitativa. Os resultados apontam que a maioria das instituições estudadas não incluem esta disciplina em seus currículos, ressaltando-se a importância de que as instituições de ensino superior realizem avaliações periódicas sobre seus projetos pedagógicos e estruturas formativas, buscando adequar seu ensino voltado às necessidades da sociedade atual, pois a presença de pessoas com necessidades especiais em todas as esferas da vida social é uma realidade para a qual não se pode mais fechar os olhos.

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Biografia do Autor

Weslley Kozlik Silva, Faculdade Guairacá

Docente no curso de Psicologia da Faculdade Guairacá. Mestre em Educação na UNICENTRO. Especialista em Atendimento Educacional Especializado. Graduação em Psicologia no ano de 2011 - Faculdade Guairacá.

Pollyana Pittner, Faculdade Guairacá

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Guairacá (2017), com ênfase em Psicologia e Processos Educativos. Interessa-se por linhas de pesquisa em Educação, Psicologia da Educação e Educação Especial. Atualmente, trabalha no ramo do Comércio Eletrônico.

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Publicado

2019-04-03

Como Citar

Kozlik Silva, W., & Pittner, P. (2019). A língua de sinais na formação do profissional da área de ciências humanas e sociais aplicadas. Revista Educação Especial, 32, e39/ 1–18. https://doi.org/10.5902/1984686X31472

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua