Educação inclusiva: também um desafio de espiritualidade

Autores

  • Roque Strieder
  • Fabiana Herbert Universidade do Oeste de Santa Catarina - UnOESC

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X22779

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Transdisciplinaridade, Espiritualidade.

Resumo

Educação inclusiva exige reconhecer cada ser humano em sua singularidade. Buscamos a transdisciplinaridade como suporte porque se nutre da complexidade e convida os educadores a criarem ambientes e contextos de aprendizagens dinâmicos e flexíveis. Uma educação com base na espiritualidade possibilita compreender o universo das relações que emergem da coexistência. Objetivo: investigar se e como experiências educativas, envolvendo a dimensão da espiritualidade, permitem o reconhecimento da interdependência entre si e o outro para então realizar a aceitação desse si e do outro. De caráter qualitativo, a investigação em referenciais teóricos, possibilitou refletir o tema sob diferentes enfoques. Como resultados: A transdisciplinaridade desencadeia, no universo educacional, experiências formativas, como convivências inclusivas, permeadas por ações de complementaridade; a espiritualidade convida para processos educacionais tendo como base relações de ternura e de cuidado. Concluímos que: experiências de educação inclusiva, envoltas pela ternura são sementeiras da vivência espiritual e cultivam a interioridade humana; espiritualidade como fundamento educativo permite o desabrochar da visão da singularidade e da diversidade como amigo, onde amizade tem a ver com proximidade no amar o humano, em cada ser humano. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roque Strieder

Doutro em Educação.

Prof. do programa de mestrado em educação da Unoesc

Fabiana Herbert, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UnOESC

Graduando em Pedagogia.

Bolsista do Programa PIBIC/CNPq

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

Strieder, R., & Herbert, F. (2017). Educação inclusiva: também um desafio de espiritualidade. Revista Educação Especial, 30(58), 405–424. https://doi.org/10.5902/1984686X22779

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua