A primazia do conhecimento intuitivo diante do conhecimento abstrato em Schopenhauer

Auteurs

  • Daniel Ramos dos Santos Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI

DOI :

https://doi.org/10.5902/2179378634133

Mots-clés :

Entendimento, Representação, Conhecimento intuitivo, Conhecimento abstrato

Résumé

O objetivo aqui será o de mostrar a importância que a noção de entendimento adquire na teoria do conhecimento de Schopenhauer. Tal noção, como será mostrada, tem como base a unidade representativa, possibilitada pela inter-relação entre sujeito e objeto. Será utilizado aqui como principal referencial teórico o livro I de O mundo como vontade e como representação do filósofo em questão, além de textos de comentadores relacionados com o tema aqui abordado. Com base no que foi pesquisado chegou-se a conclusão que o papel do entendimento, tal como Schopenhauer o descreve, é de fundamental importância para o conhecimento, sendo que, nesta perspectiva, a razão, ou conhecimento abstrato, adquire um papel secundário, a saber, o de formulação de conceitos, de modo que seria impossível a existência de conhecimento abstrato sem o conhecimento intuitivo possibilitado pelo entendimento, mas o contrário sim seria possível.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Daniel Ramos dos Santos, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI

Mestrando em Ética e Epistemologia pela UFPI/Bolsista da CAPES.

Références

BARBOZA, J. “Way of aesthetic knowledge and world in Schopenhauer”. In: Trans/Form/Ação. (São Paulo), v. 29(2), 2006, p. 33-42.

CACCIOLA, Maria Lúcia M. O. Schopenhuaer e a questão do dogmatismo. São Paulo: EDUSP, 1994.

HERÁCLITO. “Fragmentos”. In: Vol. Pré-Socráticos, Col. “Os Pensadores”. Trad. de José Cavalcante de Souza. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

SCHOPENHAUER, A. O Mundo como Vontade e como Representação. Tradução, apresentação e notas de Jair Barboza. São Paulo: UNESP, 2005.

VECCHIOTTI, I. Schopenhauer. Lisboa: Edições 70, 1990.

Téléchargements

Publiée

2010-12-01

Comment citer

Santos, D. R. dos. (2010). A primazia do conhecimento intuitivo diante do conhecimento abstrato em Schopenhauer. Voluntas: International Journal of Philosophy, 1(2), 137–149. https://doi.org/10.5902/2179378634133

Numéro

Rubrique

Estudos Schopenhauerianos

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.