Desejo, renúncia, ascese e salvação em Schopenhauer

Auteurs

  • Renato Nunes Bittencourt Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

DOI :

https://doi.org/10.5902/2179378633705

Mots-clés :

Desejo, Sofrimento, Renuúncia, Ascese, Vontade

Résumé

O artigo aborda o caráter filosoficamente revolucionário do pensamento de Schopenhauer acerca do processo ontológico da negação da Vontade, representado materialmente na era moderna pela ruptura com a ordem materialista da sociedade de consumo, produtora de ilusões de satisfação e gozo para seus sectários. Tal circunstância faz de Schopenhauer uma voz dissonante aos apelos do materialismo vulgar do regime capitalista por dissecar filosoficamente as bases psicológicas que o sustentam, a exaltação dos desejos jamais realizados convenientemente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Renato Nunes Bittencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Filosofia pelo PPGF-UFRJ e Professor de Filosofia da FACC-UFRJ.

Références

ARISTÓTELES. Poética. Trad. de Eudoro de Souza. Lisboa: INCM, 1992.

CALDERÓN DE LA BARCA, Pedro. A Vida é Sonho. Trad. de Renata Pallottini. São Paulo: Hedra, 2007.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil. In Vol. Hobbes, Col. Os Pensadores. Trad. de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz N. da Silva. São Paulo: Nova Cultural, 1997.

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral: uma polêmica. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

PLATÃO. Fédon. Trad. de Maria Tereza Schiappa de Azevedo. Brasília: Editora da UnB, 2000.

SCHOPENHAUER, Arthur. O Mundo como Vontade e como Representação, Tomo I. Trad. de Jair Barboza. São Paulo: Ed. UNESP, 2005.

SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre o Fundamento da Moral. Trad. Maria Lucia Mello e Oliveira Cacciola. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. Trad. de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Téléchargements

Publiée

2016-12-01

Comment citer

Bittencourt, R. N. (2016). Desejo, renúncia, ascese e salvação em Schopenhauer. Voluntas: International Journal of Philosophy, 7(2), 82–95. https://doi.org/10.5902/2179378633705

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice