A vontade petrificada: a simetria arquitetônica e a arquitetura simétrica de Schopenhauer
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378687304Palavras-chave:
Schopenhauer, Arquitetura, ClassicismoResumo
O artigo procura analisar a posição neoclassicista de Schopenhauer sobre a arquitetura, que deita raízes na estética vitruviana renascente na modernidade, marcada pela importância dada à simetria para a constituição das formas na obra de arte. Trata ainda de sua rejeição da arquitetura gótica baseada nesta postura neoclássica. Cabe verificar em que sentido é sustentável o apego à racionalidade simétrica da arquitetura na filosofia anti-iluminista do filósofo da Vontade cega e irracional.
Downloads
Referências
BRANDÃO, C. A. L. A formação do homem moderno vista através da arquitetura. Belo Horizonte: AP Cultural, 1991.
CACCIOLA, M. L. Schopenhauer e a arquitetura. In: Revista Voluntas: Estudos sobre Schopenhauer. vol. 7, n. 1, 2016.
COSTA, G. B. do N. A arquitetura e Schopenhauer – O problema da fruição e o lugar da arquitetura na teoria estética schopenhaueriana. Revista Voluntas: Estudos sobre Schopenhauer. vol. 6, n. 2, 2015.
KANT, I. Crítica da faculdade de julgar. Trad. Fernando Costa Mattos. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Ed. Universitária São Francisco, 2016. (Col. Pensamento Humano)
NIETZSCHE, F. W. Genealogia da Moral: uma Polêmica. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo, Companhia da Letras, 1998.
PANOFSKY, E. Arquitetura gótica e escolástica. Trad. Wolf Hörnke. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
SCHOPENHAUER, A. Sämtliche Werke. Textkritisch bearbeitet und herausgegeben von Wolfgang Frhr. Löhneysen. Darmstadt, Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1968.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. Trad. Jair Barboza. São Paulo, Editora da Unesp, 2005.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação – Tomo II. Trad. Jair Barboza. São Paulo, Editora da Unesp, 2015.
SCHOPENHAUER, A. Metafísica do belo [terceira parte das preleções da Universidade de Berlim – Vorlesungen, em manuscritos berlinenses, HN III]. Trad. Jair Barboza. São Paulo, Editora da Unesp, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jarlee Oliveira Silva Salviano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).