Walter Benjamin: memória e conhecimento do presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378640395

Palavras-chave:

Filosofia contemporânea, Filosofia Política, História, Conhecimento

Resumo

Em Sobre o conceito de história, Walter Benjamin procura entender como foi possível a ascensão do fascismo durante toda a década de 1930 na Europa. Disputando com a socialdemocracia e o stalinismo o uso do “método” marxista de conhecimento do presente, o materialismo histórico, Benjamin procura uma filosofia da história que seja capaz de entendê-la para além da ideia burguesa de progresso, que teria sido responsável pela incompreensão sobre o fascismo. Nosso artigo procura esclarecer essa concepção estabelecendo uma relação entre ela e as ideias de narração, experiência, memória e modernidade, presentes no ensaio O Narrador, de 1936, além de alguns pontos da teoria do conhecimento de Benjamin. O objetivo é compreender o fascismo não como mero oposto do progresso, mas fruto dele mesmo, parte da época denominada modernidade, em que o individualismo impossibilita experiências em comum e uma memória partilhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Volz, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

GAGNEBIN, Jeanne-Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2013.

LÖWY, Michel. Walter Benjamin: aviso de incêndio. São Paulo: Boitempo, 2005.

ROUANET, S.P. Édipo e o anjo: itinerários freudianos em Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2008.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Volz, F. (2019). Walter Benjamin: memória e conhecimento do presente. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 10(3), 150–168. https://doi.org/10.5902/2179378640395