O caráter inteligível como fundamento ontológico para a sabedoria de vida
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378633763Palavras-chave:
Caráter inteligível, Caráter adquirido, Sabedoria de vidaResumo
Exponho no presente artigo uma breve argumentaçao pela consideraçao da Ontologia como chave para a compreensão do fundamento da sabedoria de vida, ou seja, o carater inteligível como condiçao ontologica do carater adquirido. Nesse sentido, distinguindo o sentimento que pode conduzir a moralidade da experiencia refletida que pode produzir no indivíduo o conhecimento de seu proprio ser, ou vontade, chego ao que pode ser uma elucidaçao da diferença essencial entre o asceta e o sabio, bem como do fato de suas açoes serem independentes de toda Ética.Downloads
Referências
KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Paulo Quintela. Lisboa: 70, 2007.
KIERKEGAARD, S. A. O conceito de angústia. 3. ed. Trad. Álvaro Luiz Montenegro Valls. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: EDUSF, 2013.
LEFRANC, J. Compreender Schopenhauer. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
MORAES, D. O dualismo kantiano e sua crítica por Schopenhauer: considerações acerca do caráter analógico da filosofia prática e suas limitações. Princípios: Revista de Filosofia – Publicação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRN. Natal, v. 20, n. 33, jan.-jun. 2013, p. 411-447. Disponível em: <http://www.periodicos.ufrn.br/principios/article/view/7525>. Acesso em: 15 out. 2015.
ROUSSEAU, J.-J. Do contrato social: ou princípios do direito político. Trad. Lourdes Santos Machado. São Paulo: Nova Cultural, 1997. (Coleção Os Pensadores).
RUSSELL, B. História da filosofia ocidental (livro 3.: A filosofia moderna - segunda parte: Desde Rousseau até o presente). São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.
SCHOPENHAUER, A. Sobre o fundamento da moral. Trad. Maria Lúcia Mello Oliveira Cacciola. São Paulo: M. Fontes, 2001.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. Tomo I. Trad. Jair Barboza. São Paulo: UNESP, 2005.
SCHOPENHAUER, A. Aforismos para a sabedoria de vida. Trad. Jair Barboza. 3. ed. São Paulo: M. Fontes, 2009.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e representação. Tomo II – Complementos. Trad. Eduardo Ribeiro da Fonseca. Curitiba: UFPR, 2014. 2 v.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).