Medicamentos Anorexígenos - panorama da dispensação em farmácias comerciais de Santa Maria (RS)
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658346529Palavras-chave:
Anorexígenos, Obesidade, Santa Maria.Resumo
O presente trabalho foi objetivado na obtenção de informações sobre a dispensação de medicamentos anorexígenos em farmácias comerciais de Santa Maria e a comparação com estudo anterior realizado no ano de 2002. A avaliação sobre a venda de medicamentos anorexígenos abrangeu os meses de setembro de 2006 a fevereiro de 2007, sendo visitados 13 estabelecimentos da região central do município. Foram analisadas 722 receitas, totalizando 1426 medicamentos desta classe dispensados. Os resultados mostraram que o princípio ativo mais dispensado foi o femproporex (53,09%). A especialidade médica que mais prescreveu foi os clínicos gerais com 76,45% e os maiores consumidores foram indivíduos do sexo feminino (93,35%).
Downloads
Referências
Behar R. Anorexígenos: indicaciones e interacciones. Rev Chilena de Neuro-psiquiatria. 2002, 40: 21-36.
Borges CBN, Borges RM, Santos JE. Tratamento clínico da obesidade. Simpósio: Distúrbios respiratórios do sono. 2006, 39 (2): 246-252.
Anfetamina. In: Wikipédia, a enciclopédia livre. Capturado em 15 de junho de 2007. Online. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wik/Anfetamina.
Mancine MC, Halpern A. Tratamento farmacológico daobesidade. Arq Bras. Endoc. Metab. 2002. 46 (5): 497-508.
Corrêa LL, et al. Avaliação do efeito da sibutramina sobre a saciedade
por escala visual analógica em adolescentes obesos. Arq. Bras. Endoc.
Metab. 2005, 49 (2): 286-290.
Wagner F, et al. Avaliação da dispensação de anorexígenos em farmácias comerciais de Santa Maria. XVIII Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria: UFSM, 2003.
Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria n. 344: Regulamento técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Anvisa, 1998.
Augello DE. Estimulantes do sistema nervoso central. Hiperatividade. Obesidade. Narcolepsia. Estimulantes respiratórios. Farmacologia. 6 ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2002.
Lopes H, Paixão HH, Monteiro SL, Pedrosa RC. Formulações para emagrecimento: uso e abusos. Revista de Ciências Farmacêuticas. 1997, 2: 125-135.
Brasil, Conselho Federal de Medicina. Resolução n. 1477 de 11 de julho de 1997. Veda aos médicos a prescrição simultânea de drogas tipo anfetaminas, com um ou mais dos seguintes fármacos: benzodiazepínicos, diuréticos, hormônios ou extratos hormonais e laxantes, com finalidade de tratamento da obesidade ou emagrecimento. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Capturado em 16 julho de 1997. Disponível em http://elegis.bvs.br/leisref/public/showAct.php?id= 6320.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.