EFEITO DO EXTRATO AQUOSO DE SCUTIA BUXIFOLIA SOBRE CONTEÚDO SÉRICO DE ALBUMINA E PESO CORPORAL DE RATOS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583413726Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/2236583413726
Scutia buxifolia é uma planta usada no tratamento de doenças cardíacas. No entanto, seus efeitos tóxicos no fígado são pouco conhecidos. Ratos Wistar (n=32) foram divididos em 4 grupos: controle e os tratados com 100, 200 e 400 mg do extrato aquoso liofilizado de S. buxifolia (EASB) / kg de peso corporal diariamente, durante 30 dias. O sangue dos animais foi coletado no 15º e 30º dia de experimento para a realização da dosagem de albumina sérica. As amostras foram centrifugadas a 3000 rpm durante 15 minutos. Este estudo teve por objetivo investigar os efeitos hepatotóxicos de EASB através do peso corporal, da massa úmida hepática e do conteúdo sérico de albumina. O EASB não altera os parâmetros analisados no presente estudo. Dessa forma, o extrato não foi tóxico nas doses usadas no ensaio.
Descritores: Toxicologia; Plantas Medicinais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.