A QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DIABETES MELLITUS DE UM MUNICÍPIO NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Tayane Silva da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Aline Sarturi Ponte Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Jodeli Pommerehn Universidade Federal de Santa Maria
  • Miriam Cabrera Corvelo Delboni Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583421391

Resumo

Introdução: A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica não transmissível que exige tratamento, controle, mudanças de hábitos e rotina, estes fatores causam impactos no cotidiano e na Qualidade de Vida (QV) dos sujeitos acometidos pela doença. Objetivo: Avaliar a QV de pessoas com DM usuárias de um serviço ambulatorial hospitalar localizado na região central do Estado do Rio Grande do Sul, RS/Brasil. Metodologia: Pesquisa quantitativa do tipo descritiva baseada na correlação de Pearson. Utilizaram-se dois instrumentos para coleta de dados, o Questionário de Informações Sociodemográficas e a Escala Paid. Na análise dos dados utilizou-se o software Statistical Package for Social Science 15.0 (SPSS). Resultados: A amostra foi composta por de 20 sujeitos, sendo que 60% de indivíduos do sexo masculino, com média de idade de 59,25 (±10,38) anos e 40% do sexo feminino, idade média de 60,00 (±8,12) anos. A dimensão definida como a mais problemática pelos entrevistados foi a que se refere a problemas emocionais relacionados ao diabetes. Considerações Finais: O tempo para o início do tratamento, apoio social, fatores emocionais e a preocupação com as consequências da doença (principalmente as amputações e ulceras) apresentaram-se neste estudo como fatores que influenciam na QV dos sujeitos após o diagnóstico de DM.

Descritores: Diabetes Mellitus; Qualidade de Vida; Percepção Social; Atenção Primária à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tayane Silva da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Terapia Ocupacional Formada(o) em Terapia Ocupacional pela UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Aline Sarturi Ponte, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM Formada(o) em Terapia Ocupacional pela(o) UNIFRA, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Jodeli Pommerehn, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM ) em Terapia Ocupacional pela UFSM.

Miriam Cabrera Corvelo Delboni, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Desenvolvimento Regional, Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc Formada(o) em Terapia Ocupacional pela(o) Puccamp em Campinas, São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Silva, T. S. da, Ponte, A. S., Pommerehn, J., & Delboni, M. C. C. (2016). A QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DIABETES MELLITUS DE UM MUNICÍPIO NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL. Saúde (Santa Maria), 42(2), 233–244. https://doi.org/10.5902/2236583421391

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)