A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E TÉCNICO-ADMINSITRATIVOS EM EDUCAÇÃO ACERCA DO PROCESSO DE APOSENTADORIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583443234Palavras-chave:
Docentes. Técnico-administrativos em Educação. AposentadoriaResumo
A aposentadoria pode ser percebida de diferentes formas pelos sujeitos que passam pelo processo, podendo significar um status de inatividade pelo trabalhador que retira-se do meio laboral, ou, um momento de liberdade, como um espaço para poder desenvolver projetos pós esse processo, que não tem uma fórmula exata para que a transição ocorra com satisfatória aceitação. Porém, quando o mesmo não acontece dessa maneira, pode trazer diversas implicações para a vida dos sujeitos. Para entendermos como os sujeitos percebem esse processo, foi necessário entender o significado do trabalho na vida dos seres humanos, visto que tem uma representação de construção da identidade e/ou pertencimento social. O percurso investigativo caracterizou-se por uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. Para responder a problemática foi utilizado o um questionário auto aplicado. A partir do instrumento utilizado foram analisadas e identificadas as percepções dos entrevistados, utilizando a metodologia bola de neve para coleta de dados e a análise de conteúdo a partir da divisão de três categorias do estudo: representações da aposentadoria, sentimentos frente à aposentadoria e planejamento para a aposentadoria. Assim, este estudo sugeriu uma maior reflexão em relação ao processo de aposentadoria, não com o intuito de finalizar uma discussão, mas sim de instigar a ampliação de pesquisas que proporcionem atenção e cuidado nessa etapa de vida, visto que o afastamento pela aposentadoria, pode levar à diversas implicações na vida dos sujeitos que estão passando pelo processo de transição.
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