COMPARAÇÃO DE DOIS PROTOCOLOS DE ESPIROMETRIA DE INCENTIVO NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO: ESTUDO PILOTO

Autores

  • Flayani da Silva Schmitz UFSM
  • Fernanda dos Santos Pascotini UFSM
  • Sandra Regina Cortelini Trevisan UFSM
  • Isabella Martins de Albuquerque UFSM
  • Maria Elaine Trevisan UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583415009

Resumo

Objetivo: Comparar os efeitos da espirometria de incentivo (EI), a fluxo e a volume, sobre a força muscular respiratória, volumes e capacidades pulmonares e expansibilidade toracoabdominal após Cirurgia de Revascularização do Miocárdio (CRM). Metodologia: Estudo piloto com pacientes submetidos à CRM num hospital privado de Santa Maria-RS, Brasil. Foram avaliados 11 pacientes, de ambos os gêneros, faixa etária entre 49 e 78 anos, randomizados em grupo Respiron (GR, n = 6) e grupo Voldyne (GV, n = 5). A Fisioterapia foi iniciada no primeiro dia de pós-operatório (PO); protocolo de EI desenvolvido em três séries de 10 repetições; além da fisioterapia respiratória padronizada para ambos os grupos. As variáveis de cirtometria, pressões respiratórias máximas e espirometria foram coletadas no pré-operatório, 2º, 4º e 7º PO. Resultados: Na comparação intragrupo, evidenciou-se redução, em todas as variáveis, entre o pré-operatório e o 2º PO com recuperação parcial até o 7º PO. Não houve diferença na comparação entre grupos. Conclusão: Ambas as técnicas de EI, atuaram de forma semelhante no restabelecimento da função pulmonar de pacientes submetidos à CRM.

 

Descritores: Exercícios Respiratórios; Fisioterapia; Músculos Respiratórios; Cirurgia Cardiovascular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flayani da Silva Schmitz, UFSM

Fisioterapeuta, Acadêmica no Programa de Pós-Graduação em Reabilitação Físico-Motora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Fernanda dos Santos Pascotini, UFSM

Fisioterapeuta,  Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Sandra Regina Cortelini Trevisan, UFSM

Fisioterapeuta do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (HCAA), Santa Maria, RS, Brasil.

Isabella Martins de Albuquerque, UFSM

Profª Drª. do Departamento de Fisioterapia e Reabilitação da UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Maria Elaine Trevisan, UFSM

Profª. Msc. do Departamento de Fisioterapia e Reabilitação da UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-23

Como Citar

Schmitz, F. da S., Pascotini, F. dos S., Trevisan, S. R. C., Albuquerque, I. M. de, & Trevisan, M. E. (2015). COMPARAÇÃO DE DOIS PROTOCOLOS DE ESPIROMETRIA DE INCENTIVO NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO: ESTUDO PILOTO. Saúde (Santa Maria), 41(2), 129–138. https://doi.org/10.5902/2236583415009

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)