Associação entre o Índice Tornozelo Braquial e fatores de risco cardiovascular em idosos ativos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583429145Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Sinais e Sintomas Digestórios. Consumo de AlimentosResumo
Objetivo: Avaliar a associação entre fatores de risco cardiovascular e Índice Tornozelo-Braquial (ITB) em idosos ativos. Métodos: Estudo transversal retrospectivo que avaliou características antropométricas, pressão arterial sistólica (PAS) e ITB de idosos ativos. A medida do ITB foi realizada por meio de ultrassonografia Doppler e esfigmomanômetro aneroide para investigar e diagnosticar a presença de doença arterial obstrutiva periférica (DAOP). Resultados: Avaliados 67 idosos (85%, sexo feminino) com idade de 68,02±5,85 anos e índice de massa corporal de 28,98±4,29 Kg/m2. Na amostra, 37 idosos (55,2%) apresentaram ITB normal (1,07±0,08), 16 (23,9%) apresentaram ITB limítrofe (0,94±0,02) e 14 (20,9%), ITB indicativo de DAOP (0,80±0,06). Dos 14 idosos com ITB indicativo de DAOP, 12 (85,7%) apresentaram DAOP leve (0,82±0,04) e 2 (14,3%), DAOP moderada (0,68±0,02). Houve associação negativa e fraca entre ITB e peso corporal (r= - 0,308, p= 0,011) e entre PAS e ITB (r=-0,297, p=0,014). Conclusão: Os idosos investigados apresentaram DAOP leve a moderada, tendo o ITB se associado com o peso corporal e a PAS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.