COMPARAÇÃO DE DOIS PROTOCOLOS DE ESPIROMETRIA DE INCENTIVO NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO: ESTUDO PILOTO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583415009Resumen
Objetivo: Comparar os efeitos da espirometria de incentivo (EI), a fluxo e a volume, sobre a força muscular respiratória, volumes e capacidades pulmonares e expansibilidade toracoabdominal após Cirurgia de Revascularização do Miocárdio (CRM). Metodologia: Estudo piloto com pacientes submetidos à CRM num hospital privado de Santa Maria-RS, Brasil. Foram avaliados 11 pacientes, de ambos os gêneros, faixa etária entre 49 e 78 anos, randomizados em grupo Respiron (GR, n = 6) e grupo Voldyne (GV, n = 5). A Fisioterapia foi iniciada no primeiro dia de pós-operatório (PO); protocolo de EI desenvolvido em três séries de 10 repetições; além da fisioterapia respiratória padronizada para ambos os grupos. As variáveis de cirtometria, pressões respiratórias máximas e espirometria foram coletadas no pré-operatório, 2º, 4º e 7º PO. Resultados: Na comparação intragrupo, evidenciou-se redução, em todas as variáveis, entre o pré-operatório e o 2º PO com recuperação parcial até o 7º PO. Não houve diferença na comparação entre grupos. Conclusão: Ambas as técnicas de EI, atuaram de forma semelhante no restabelecimento da função pulmonar de pacientes submetidos à CRM.
Descritores: Exercícios Respiratórios; Fisioterapia; Músculos Respiratórios; Cirurgia Cardiovascular.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.