A NORMALIZAÇÃO DO ESTADO DE EXCEÇÃO NA PANDEMIA CORONAVÍRUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369448127

Palavras-chave:

Cesarismo, Estado de Exceção, Kaiserpresidente, Pandemia

Resumo

No texto é feita uma análise da situação da pandemia, em suas implicações e desdobramentos sobre a política. Especialmente é analisado como ocorre a utilização do Estado de Exceção como técnica de tentativa de superação das crises. A partir de situações ocorridas no Estado brasileiro em 2020, é feita a leitura da normalização do Estado de Exceção e do Kaiserpresidencialismo. A discussão teórica gira em torno dos argumentos crítico-marxistas para a leitura da crise sanitária, política e de Estado. O texto utiliza o método indutivo e a pesquisa bibliográfica para chegar à conclusão de que a violência institucionalizada pelo Direito pode ser usada de maneira imprópria como técnica para superação dos problemas da sociedade, suplantando o Estado de Democrático de Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinício Carrilho Martinez, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Pós-Doutor em Direito e em Ciência Política. Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/CECH. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS/UFSCar.

Vinícius Alves Scherch, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS/UFSCar.Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Professor no Curso de Direito da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.

Downloads

Publicado

24-03-2021

Como Citar

Martinez, V. C., & Scherch, V. A. (2021). A NORMALIZAÇÃO DO ESTADO DE EXCEÇÃO NA PANDEMIA CORONAVÍRUS. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 15(3), e48127. https://doi.org/10.5902/1981369448127

Edição

Seção

Artigos científicos