APONTAMENTOS SOBRE O USO DA FOTOGRAFIA PELA POLÍCIA POLÍTICA NO ESTADO NOVO

Autores

  • Thiago Fabres de Carvalho Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito de Vitória, ES.
  • Adriana de Oliveira Gonzaga Bisi Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito de Vitória, ES.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369422734

Palavras-chave:

fotografia, Polícia Política, Estado Novo

Resumo

Estudos acadêmicos demonstram o amplo emprego da fotografia pela Polícia Política (DEOPS) no regime do Estado Novo. O presente artigo pretende perquirir por que a imagem fotográfica adquire tamanha centralidade na prática institucional policial. A explicação ‘declarada’ é a de que o uso técnico da fotografia, dada a objetividade e o realismo a ela intrínsecos, constitui um instrumento legítimo para registrar e comprovar o crime político. Além disso, o estudo busca revelar as funções ‘não-declaradas’ da aplicação da fotografia pela Polícia Política, ao construir/reforçar ideias e mitos sobre o subversivo político.

 



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Fabres de Carvalho, Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito de Vitória, ES.


Doutor em Direito pela Unisinos, com estágio de doutoramento na Universidade de Coimbra. Professor do PPGD da Faculdade de Direito de Vitória. Coordenador do Grupo de Pesquisa Direito, Sociedade e Cultura.

Adriana de Oliveira Gonzaga Bisi, Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito de Vitória, ES.


Doutoranda em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e Mestre em Teoria, Sociologia e Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de Teoria Geral do Direito da Graduação em Direito da FDV.

Referências

AQUINO, Maria Aparecida de; LONGHI, Carla Reis; MATTOS, Marco Aurélio Vannucchi Leme de; SWENSSON Jr., Walter Cruz (Orgs). Em busca do crime político. Família 50. São Paulo: Arquivo do Estado/Imprensa Oficial do Estado, 2002.

AQUINO, Maria Aparecida de; MATTOS, Marco Aurélio Vannucchi Leme de; SWENSSON Jr., Walter Cruz (Orgs). No coração das trevas: o DEOPS/SP visto por dentro. São Paulo: Arquivo do Estado/Imprensa Oficial do Estado, 2001.

BARATTA, Alessandro. Criminologia Crítica e crítica do Direito Penal. Rio de Janeiro: Revan, 1999.

BECKER, Howard S. Outsiders. Estudos em sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire. Um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 2000.

CHAUÍ, Marilena de S. Apontamentos para uma crítica da ação integralista brasileira. In: CHAUÍ, Marilena de S., FRANCO, Maria Sylvia de Carvalho (Org.). Ideologia e mobilização popular. Rio de Janeiro: CEDEC/Paz e Terra, 1978.

DINIZ, Eli. Estado, empresário e indústria no Brasil (1930-1945). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

______. Engenharia institucional e políticas públicas: dos conselhos técnicos às câmaras setoriais. In: PANDOLFI, Dulce (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999.

______. O Estado novo: estrutura de poder, relações de classes. In: FAUSTO, Boris (Org.). História geral da civilização brasileira (vol. III). O Brasil republicano. Sociedade e política (1930-1964). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1993.

GRAMSCI, Antonio. Concepção Dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

KUSTER, Eliana Mara Pellerano. Pontes lançadas sobre o abismo dos desejos: uma investigação sobre o diálogo entre cidade e cinema. Tese apresentada ao Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Rio de Janeiro: 2011.

MAGALHÃES, Fernanda Torres. O suspeito através das lentes: O DEOPS e a imagem da subversão (1930-45). São Paulo: Associação Editorial Humanitas; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.

VIANNA, Luiz Werneck. Liberalismo e sindicato no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

Downloads

Publicado

28-06-2016

Como Citar

Carvalho, T. F. de, & Bisi, A. de O. G. (2016). APONTAMENTOS SOBRE O USO DA FOTOGRAFIA PELA POLÍCIA POLÍTICA NO ESTADO NOVO. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 11(1), 446–475. https://doi.org/10.5902/1981369422734

Edição

Seção

Artigos científicos