DIREITOS HUMANOS E MEIO AMBIENTE: IMPLICAÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Daniel Rubens Censi Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
  • Fátima Barasuol Hammarströn Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ
  • Cleiton Lixieski Sell Universidade de Cruz Alta-RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369410854

Palavras-chave:

Direitos humanos, Meio ambiente, Meio Ambiente Urbano, Sustentabilidade.

Resumo

A cidade de forma geral se apresenta como um centro de magnetismo que atrai indivíduos de diferentes níveis sociais e econômicos. Contudo, o sonho da cidade sustentável se converte em um campo onde,  traçam-se, uma série de disputas socioeconômicas bem como espaciais, dentro de um paradoxal desenvolvimento econômico, que vêm promovendo o crescimento das cidades e consequentemente a exclusão de grupos sociais cada dia mais numerosos. Um olhar interdisciplinar e crítico sobre o direito a cidade, revela processos crescentes de desrespeito aos direitos humanos, pela sonegação do acesso ao meio ambiente ecologicamente equilibrado no espaço urbano. Para tal, o direito ao ambiente ecologicamente equilibrado torna-se um requisito essencial para a qualidade de vida e da cidadania, pois seu enfrentamento requer maiores investimentos e processos de planejamento e gestão de forma holística, garantindo acesso aos bens fundamentais e econômicos, ambientais e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Rubens Censi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Professor Doutor do DCJS - Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, Coordenador do Projeto de Pesquisa “O direito ambiental no contexto da sociedade de risco: em busca da justiça ambiental e da sustentabilidade”.

Fátima Barasuol Hammarströn, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Mestre em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ ; pesquisadora da CAPES; membro do grupo de Pesquisa  “O direito ambiental no contexto da sociedade de risco: em busca da justiça ambiental e da sustentabilidade” ; Docente da Graduação e Pós Graduação da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ.

Cleiton Lixieski Sell, Universidade de Cruz Alta-RS

Acadêmico do curso de Direito da Universidade de Cruz Alta  - UNICRUZ

Referências

BEDIN, Gilmar Antonio. Os Direitos do Homem e o Neoliberalismo. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 1997.

BLOSSELMANN, KLAUS. Direitos Humanos, Meio Ambiente e Sustentabilidade. In: SARLET, Ingo Wolfgang (Org.). Estado Socioambiental e Direitos Fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 16 tir. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BOFF, Leonardo. Ecologia e Espiritualidade. In: TRIGUEIRO, André (Org.). Meio Ambiente do Século 21. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

CENCI, Daniel Rubens. O Direito ao Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado como Direito Fundamental da Pessoa Humana. In: BEDIN, Gilmar Antonio (Org.). Cidadania, Direitos Humanos e Equidade. Ijui: Unijuí: 2012.

DEL’OLMO, Elisa Ceriolli. Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado: direito e dever do cidadão. In: SANTOS, André Leonardo Copetti; DEL’OMO, Florisbal de Souza (Orgs.) Diálogo e Entendimento: direito e multiculturalismo e cidadania e novas formas de solução de conflitos. Rio de Janeiro: Forense, 2009.

DOUZINAS, Costas. O Fim dos Direitos Humanos. Traduzido por Luiza Araújo. São Leopoldo: Unisinos, 2009.

LEITE, José Rubens Morato; AYALA. Patrick de Araújo. Direito Ambiental na Sociedade de Risco. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

MENEGAT, Rualdo. Ciência Cidadã: democracia, e territorialidade por uma epistemologia urbana. In: MENEGAT, Rualdo; ALMEIDA, Gerson (Orgs.). Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental nas Cidades – Estratégias a partir de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

MENEGAT, Rualdo; ALMEIDA, Gerson. Sustentabilidade, Democracia e Gestão Ambiental Urbana. In: MENEGAT, Rualdo; ALMEIDA, Gerson (Orgs.). Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental nas Cidades – Estratégias a partir de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

MENUZZI, Jean Mauro; CARON, Braulio Otomar. Paradigma Ecológico e Fundamentação de Direito Ambiental. In: SANTOS, André Leonardo Copetti; DEL’OMO, Florisbal de Souza (Orgs.). Diálogo e Entendimento: direito e multiculturalismo e cidadania e novas formas de solução de conflitos. Rio de Janeiro: Forense, 2009.

MORAIS, José Luis Bolzan de. Do Estado Social das “Carências” ao Estado Social dos “Riscos”. Ou: de como a questão ambiental especula por uma nova cultura jurídico-política. Caderno de Direito Constitucional, 2008. Disponível em: http://www.trf4.jus.br/trf4/upload/editor/apg_BOLZAN_COMPLETO.pdf. Acesso em: 1º Mai. 2014.

SILVA, José Afonso da. Direito Ambiental Constitucional. 7.ed. São Paulo: Malheiros, 2009.

Downloads

Publicado

15-08-2014

Como Citar

Censi, D. R., Hammarströn, F. B., & Sell, C. L. (2014). DIREITOS HUMANOS E MEIO AMBIENTE: IMPLICAÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 9(1), 32–46. https://doi.org/10.5902/1981369410854

Edição

Seção

Artigos científicos