Entre o piano e a pianista/pesquisadora/professora: algumas relações da cultura i/material
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734871971Palavras-chave:
I/materialidade, Piano, A/r/tografiaResumo
O artigo trata da discussão sobre artistas que simultaneamente são pesquisadores e professores de Artes ao longo de suas carreiras/vidas. A premissa conceitual está no entendimento de que o conhecimento produzido por meio das Artes, como espaço e objeto, contribui nas construções subjetivas dos sujeitos. Uma das inquietudes traduzidas em questão foi: quais seriam as relações da cultura i/material entre o piano e a pianista/pesquisadora/professora? Assim, o objetivo é refletir sobre as relações da cultura i/material encontradas a partir do tocar/pesquisar/ensinar por meio do piano e da narrativa vida/profissão da primeira autora deste artigo. Portanto, a metodologia escolhida foi A/r/tografia, sendo uma das metodologias de Pesquisa Educacional Baseada em Artes utilizada nas Ciências Sociais e Ciências Humanas. Esta abordagem interdisciplinar, constitui-se em significativa construção de projetos, diferentes metodologias e outras formas textuais, adentrando no universo das artes (música) e do conhecimento científico. No processo da investigação foram constados alguns resultados, entre eles: que materialidade e imaterialidade são uníssonas/inseparáveis e que a consonância entre o ser das coisas e o ser, é perceptível, tanto no olhar sensível quanto na escuta. A contemplação do piano enquanto objeto material é visual, a sonoridade do piano, por sua vez pode ser efêmera, i/material e sensível, que por vezes, é produzida pela musicista, outras, pela pesquisadora, e em algumas vezes, pela professora de música, trazendo contribuições interdisciplinares nos campos da Música, do Patrimônio Cultural, das Ciências Sociais e da Educação, sem perda das subjetividades, inerentes ao ser humano.
Downloads
Referências
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd, n. 19, p. 20-28, abr. 2002.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. [Tradução Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa]. 2. ed. v. 1. São Paulo, SP: Editora 34, 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARRI, Félix. O que é filosofia? [Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto A. Muñoz]. 3. ed. São Paulo, SP: Editora 34, 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATTARRI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. [Tradução Cintia Vieira da Silva]. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
DIAS, Belidson. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN. Rita L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. p. 21-26.
DICIONÁRIO GROVE DE MÚSICA. Edição concisa/editado por Stanley Sadie; Editora assistente: Alison Lathan. [Tradução Eduardo F. Alves]. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios. Coleção Museu, Memória e Cidania. Rio de Janeiro: Garamound, 2007.
IRWIN Rita L. A/r/tografia. [Tradução Belidson Dias]. In: DIAS, Belidson; IRWIN. Rita L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. p. 27-35.
IRWIN Rita L.; SPRINGGAY Stephanie. A/r/tografia como forma de pesquisa baseada na prática. [Tradução Tatiana Fernandez]. In: DIAS, Belidson; IRWIN. Rita L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. p.137-153.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
MARTINS, Miriam Celeste. De ponta-cabeça: descobrir percepções sensíveis pelos olhos de aspirantes a professores. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 226-252, maio/ago. 2021.
MENUHINE, Yehudi; DAVIS, Curtis W. A música do homem. [Tradução Auriphebo Berrance Simões]. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia e ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2014.
RAMOS, Miriam. A arte de tocar bem piano. Brasília, DF: MusiMed, 2017.
SUASSUNA, Ariano. Iniciação à estética. Recife: Editora Universitária, 1975.