Entre o piano e a pianista/pesquisadora/professora: algumas relações da cultura i/material

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734871971

Palavras-chave:

I/materialidade, Piano, A/r/tografia

Resumo

O artigo trata da discussão sobre artistas que simultaneamente são pesquisadores e professores de Artes ao longo de suas carreiras/vidas.  A premissa conceitual está no entendimento de que o conhecimento produzido por meio das Artes, como espaço e objeto, contribui nas construções subjetivas dos sujeitos. Uma das inquietudes traduzidas em questão foi: quais seriam as relações da cultura i/material entre o piano e a pianista/pesquisadora/professora? Assim, o objetivo é refletir sobre as relações da cultura i/material encontradas a partir do tocar/pesquisar/ensinar por meio do piano e da narrativa vida/profissão da primeira autora deste artigo. Portanto, a metodologia escolhida foi A/r/tografia, sendo uma das metodologias de Pesquisa Educacional Baseada em Artes utilizada nas Ciências Sociais e Ciências Humanas. Esta abordagem interdisciplinar, constitui-se em significativa construção de projetos, diferentes metodologias e outras formas textuais, adentrando no universo das artes (música) e do conhecimento científico. No processo da investigação foram constados alguns resultados, entre eles: que materialidade e imaterialidade são uníssonas/inseparáveis e que a consonância entre o ser das coisas e o ser, é perceptível, tanto no olhar sensível quanto na escuta. A contemplação do piano enquanto objeto material é visual, a sonoridade do piano, por sua vez pode ser efêmera, i/material e sensível, que por vezes, é produzida pela musicista, outras, pela pesquisadora, e em algumas vezes, pela professora de música, trazendo contribuições interdisciplinares nos campos da Música, do Patrimônio Cultural, das Ciências Sociais e da Educação, sem perda das subjetividades, inerentes ao ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon, Conservatório Belas Artes de Joinville, Joinville, SC

Professora titular dos Cursos Técnicos de Música e Teatro, Coordenadora do Curso de Artes Visuais e Diretora Pedagógica do Conservatório Belas Artes de Joinville-SC. Doutoranda em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville ? Univille - Joinville -SC. Mestra em Educação pela mesma universidade (2016). Graduada em Pedagogia com habilitação em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Joinville-SC (2010). Especialista em Fundamentos do Ensino da Arte (2007) e Graduada em Educação Artística - Habilitação Licenciatura em Música pela Faculdade de Artes do Paraná - Curitiba-PR (2004). Vice líder do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE - Univille - Joinville-SC-Brasil. 

Dione da Rocha Bandeira, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Arqueóloga, bacharel em Ciências Biológicas e mestre em Antropologia Social pela UFSC e doutora em História pela UNICAMP. Professora do Programa de Pós-graduação interdisciplinar em Patrimônio Cultural e Sociedade da UNIVILLE linha Patrimônio, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Coordenadora do Laboratório de Arqueologia e Patrimônio Arqueológico/LAPArq da Univille. É uma das coordenadoras do grupo de pesquisa vinculado ao Diretório de Grupos do CNPq - Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural (GEIPAC), coordenando a Linha Arqueologia e Cultura Material (ARQUEOCULT) Coordenadora e professora do curso de especialização em Arqueologia desta Universidade. Professora dos cursos de graduação em Biologia Marinha e História da Univille. Arqueóloga no Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville/MASJ. Atuando na pesquisa interdisciplinar do patrimônio cultural com ênfase na cultura material e patrimônio arqueológico pré-colonial e histórico; na gestão pública do patrimônio cultural nos contextos urbano e rural; em estudos com sítios e acervos arqueológicos e suas relações com museus. Desenvolve projetos sobre sambaquis e povos ceramistas na perspectiva da zooarqueologia, etnicidade e arqueologia e meio ambiente. Atua também na Arqueologia Preventiva realizando estudos arqueológicos para licenciamentos ambientais. É sócia efetiva da Sociedade de Arqueologia Brasileira/SAB, da ANINTER - SH e do ICOMOS

Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes, Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC

Doutora em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, pós- doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Lisboa. Professora e pesquisadora aposentada da Universidade da Região de Joinville, onde lecionou nos cursos de graduação em História, Medicina, Sistemas de Informação e no Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade. Membro da: Comissão Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural/COMPHAAN/Joinville, Comissão de acervos do Arquivo Histórico de Joinville e do Conselho Diretivo do Sistema Municipal de Museus. Vice líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Patrimônio Cultural/CNPq, Membro Individual Regular do Conselho Internacional de Museus – ICOM/BR e  ANPUH/SC. Joinville - SC - Brasil.

Referências

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd, n. 19, p. 20-28, abr. 2002.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. [Tradução Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa]. 2. ed. v. 1. São Paulo, SP: Editora 34, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARRI, Félix. O que é filosofia? [Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto A. Muñoz]. 3. ed. São Paulo, SP: Editora 34, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARRI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. [Tradução Cintia Vieira da Silva]. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

DIAS, Belidson. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN. Rita L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. p. 21-26.

DICIONÁRIO GROVE DE MÚSICA. Edição concisa/editado por Stanley Sadie; Editora assistente: Alison Lathan. [Tradução Eduardo F. Alves]. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios. Coleção Museu, Memória e Cidania. Rio de Janeiro: Garamound, 2007.

IRWIN Rita L. A/r/tografia. [Tradução Belidson Dias]. In: DIAS, Belidson; IRWIN. Rita L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. p. 27-35.

IRWIN Rita L.; SPRINGGAY Stephanie. A/r/tografia como forma de pesquisa baseada na prática. [Tradução Tatiana Fernandez]. In: DIAS, Belidson; IRWIN. Rita L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. p.137-153.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

MARTINS, Miriam Celeste. De ponta-cabeça: descobrir percepções sensíveis pelos olhos de aspirantes a professores. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 226-252, maio/ago. 2021.

MENUHINE, Yehudi; DAVIS, Curtis W. A música do homem. [Tradução Auriphebo Berrance Simões]. São Paulo: Martins Fontes, 1981.

MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia e ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2014.

RAMOS, Miriam. A arte de tocar bem piano. Brasília, DF: MusiMed, 2017.

SUASSUNA, Ariano. Iniciação à estética. Recife: Editora Universitária, 1975.

Downloads

Publicado

2023-04-03

Como Citar

Strapazzon, M. A. L., Bandeira, D. da R., & Guedes, S. P. L. de C. (2023). Entre o piano e a pianista/pesquisadora/professora: algumas relações da cultura i/material. Revista Digital Do LAV, 16(1), e2/1–16. https://doi.org/10.5902/1983734871971

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)