Entre o piano e a pianista/pesquisadora/professora: algumas relações da cultura i/material

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734871971

Schlagworte:

I/materialidade, Piano, A/r/tografia

Abstract

O artigo trata da discussão sobre artistas que simultaneamente são pesquisadores e professores de Artes ao longo de suas carreiras/vidas.  A premissa conceitual está no entendimento de que o conhecimento produzido por meio das Artes, como espaço e objeto, contribui nas construções subjetivas dos sujeitos. Uma das inquietudes traduzidas em questão foi: quais seriam as relações da cultura i/material entre o piano e a pianista/pesquisadora/professora? Assim, o objetivo é refletir sobre as relações da cultura i/material encontradas a partir do tocar/pesquisar/ensinar por meio do piano e da narrativa vida/profissão da primeira autora deste artigo. Portanto, a metodologia escolhida foi A/r/tografia, sendo uma das metodologias de Pesquisa Educacional Baseada em Artes utilizada nas Ciências Sociais e Ciências Humanas. Esta abordagem interdisciplinar, constitui-se em significativa construção de projetos, diferentes metodologias e outras formas textuais, adentrando no universo das artes (música) e do conhecimento científico. No processo da investigação foram constados alguns resultados, entre eles: que materialidade e imaterialidade são uníssonas/inseparáveis e que a consonância entre o ser das coisas e o ser, é perceptível, tanto no olhar sensível quanto na escuta. A contemplação do piano enquanto objeto material é visual, a sonoridade do piano, por sua vez pode ser efêmera, i/material e sensível, que por vezes, é produzida pela musicista, outras, pela pesquisadora, e em algumas vezes, pela professora de música, trazendo contribuições interdisciplinares nos campos da Música, do Patrimônio Cultural, das Ciências Sociais e da Educação, sem perda das subjetividades, inerentes ao ser humano.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon, Conservatório Belas Artes de Joinville, Joinville, SC

Professora titular dos Cursos Técnicos de Música e Teatro, Coordenadora do Curso de Artes Visuais e Diretora Pedagógica do Conservatório Belas Artes de Joinville-SC. Doutoranda em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville ? Univille - Joinville -SC. Mestra em Educação pela mesma universidade (2016). Graduada em Pedagogia com habilitação em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Joinville-SC (2010). Especialista em Fundamentos do Ensino da Arte (2007) e Graduada em Educação Artística - Habilitação Licenciatura em Música pela Faculdade de Artes do Paraná - Curitiba-PR (2004). Vice líder do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE - Univille - Joinville-SC-Brasil. 

Dione da Rocha Bandeira, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Arqueóloga, bacharel em Ciências Biológicas e mestre em Antropologia Social pela UFSC e doutora em História pela UNICAMP. Professora do Programa de Pós-graduação interdisciplinar em Patrimônio Cultural e Sociedade da UNIVILLE linha Patrimônio, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Coordenadora do Laboratório de Arqueologia e Patrimônio Arqueológico/LAPArq da Univille. É uma das coordenadoras do grupo de pesquisa vinculado ao Diretório de Grupos do CNPq - Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural (GEIPAC), coordenando a Linha Arqueologia e Cultura Material (ARQUEOCULT) Coordenadora e professora do curso de especialização em Arqueologia desta Universidade. Professora dos cursos de graduação em Biologia Marinha e História da Univille. Arqueóloga no Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville/MASJ. Atuando na pesquisa interdisciplinar do patrimônio cultural com ênfase na cultura material e patrimônio arqueológico pré-colonial e histórico; na gestão pública do patrimônio cultural nos contextos urbano e rural; em estudos com sítios e acervos arqueológicos e suas relações com museus. Desenvolve projetos sobre sambaquis e povos ceramistas na perspectiva da zooarqueologia, etnicidade e arqueologia e meio ambiente. Atua também na Arqueologia Preventiva realizando estudos arqueológicos para licenciamentos ambientais. É sócia efetiva da Sociedade de Arqueologia Brasileira/SAB, da ANINTER - SH e do ICOMOS

Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes, Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC

Doutora em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, pós- doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Lisboa. Professora e pesquisadora aposentada da Universidade da Região de Joinville, onde lecionou nos cursos de graduação em História, Medicina, Sistemas de Informação e no Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade. Membro da: Comissão Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural/COMPHAAN/Joinville, Comissão de acervos do Arquivo Histórico de Joinville e do Conselho Diretivo do Sistema Municipal de Museus. Vice líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Patrimônio Cultural/CNPq, Membro Individual Regular do Conselho Internacional de Museus – ICOM/BR e  ANPUH/SC. Joinville - SC - Brasil.

Literaturhinweise

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd, n. 19, p. 20-28, abr. 2002.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. [Tradução Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa]. 2. ed. v. 1. São Paulo, SP: Editora 34, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARRI, Félix. O que é filosofia? [Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto A. Muñoz]. 3. ed. São Paulo, SP: Editora 34, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARRI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. [Tradução Cintia Vieira da Silva]. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

DIAS, Belidson. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN. Rita L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. p. 21-26.

DICIONÁRIO GROVE DE MÚSICA. Edição concisa/editado por Stanley Sadie; Editora assistente: Alison Lathan. [Tradução Eduardo F. Alves]. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios. Coleção Museu, Memória e Cidania. Rio de Janeiro: Garamound, 2007.

IRWIN Rita L. A/r/tografia. [Tradução Belidson Dias]. In: DIAS, Belidson; IRWIN. Rita L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. p. 27-35.

IRWIN Rita L.; SPRINGGAY Stephanie. A/r/tografia como forma de pesquisa baseada na prática. [Tradução Tatiana Fernandez]. In: DIAS, Belidson; IRWIN. Rita L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. p.137-153.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

MARTINS, Miriam Celeste. De ponta-cabeça: descobrir percepções sensíveis pelos olhos de aspirantes a professores. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 226-252, maio/ago. 2021.

MENUHINE, Yehudi; DAVIS, Curtis W. A música do homem. [Tradução Auriphebo Berrance Simões]. São Paulo: Martins Fontes, 1981.

MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia e ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2014.

RAMOS, Miriam. A arte de tocar bem piano. Brasília, DF: MusiMed, 2017.

SUASSUNA, Ariano. Iniciação à estética. Recife: Editora Universitária, 1975.

Veröffentlicht

2023-04-03

Zitationsvorschlag

Strapazzon, M. A. L., Bandeira, D. da R., & Guedes, S. P. L. de C. (2023). Entre o piano e a pianista/pesquisadora/professora: algumas relações da cultura i/material. Revista Digital Do LAV, 16(1), e2/1–16. https://doi.org/10.5902/1983734871971

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in