Cinema-Experiência e Educação: por uma escrita imagética na docência

Autori

  • Thiago dos Santos Antunes da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Thereza Didier de Moraes Universidade Federal de Pernambuco
  • Rui Gomes de Mattos de Mesquita Universidade Federal de Pernambuo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734837904

Parole chiave:

Cinema-Experiência, Cinema-Educação, Narrativa

Abstract

O presente artigo tem como objetivo ensaiar a partir de afetações de pesquisa, como o trabalho com cinema pode dar a ver ou manifestar os modos como nos subjetivamos e se constituir como possibilidade de escrita e narrativa de si em educação. Para isso, partimos de uma abordagem cartográfica, que ramifica textos e entradas para os temas aqui estudados. Reunimos, então, as reflexões construídas a partir de um Estado da Arte a respeito do tema, bem como Entrevistas Narrativas com quatro cinéfilos, entrevistas semiestruturadas com três professores de diferentes etapas de ensino e com os relatos de duas oficinas de cinema para jovens de periferias do Recife-PE. Tais corpus, constituem material empírico que nos embasa para reflexões teóricas a respeito de como entendemos Cinema e Educação e de como cunhamos o conceito de "Cinema-Experiência". Apontamos, como resultados, o mapeamento das produções de Cinema-Educação entre "formação de professores", "didática" e "experiência estética". Refletimos sobre as relações entre Educação, Escrita e Narrativa de Si. Por fim, cunhamos o conceito de Cinema-Experiência e suas aberturas para outras narrativas em Educação.

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Biografie autore

Thiago dos Santos Antunes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Membro do Laboratório de Experiência, Visualidade e Educação (LEVE-UFPE).

Maria Thereza Didier de Moraes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Letras pela USP. Professora Associada do Centro de Educação da UFPE. Coordenadora do Laboratório de Experiência, Visualidade e Educação (LEVE-UFPE)

Rui Gomes de Mattos de Mesquita, Universidade Federal de Pernambuo

Doutor em Sociologia pela UFPE. Professor Associado do Centro de Educação da UFPE. Coordenador do LABUTUCA.

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Pubblicato

2019-08-01

Come citare

Silva, T. dos S. A. da, Moraes, M. T. D. de, & Mesquita, R. G. de M. de. (2019). Cinema-Experiência e Educação: por uma escrita imagética na docência. Revista Digital Do LAV, 12(2), 049–071. https://doi.org/10.5902/1983734837904