Cinema-Experiência e Educação: por uma escrita imagética na docência

Autores

  • Thiago dos Santos Antunes da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Thereza Didier de Moraes Universidade Federal de Pernambuco
  • Rui Gomes de Mattos de Mesquita Universidade Federal de Pernambuo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734837904

Palavras-chave:

Cinema-Experiência, Cinema-Educação, Narrativa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo ensaiar a partir de afetações de pesquisa, como o trabalho com cinema pode dar a ver ou manifestar os modos como nos subjetivamos e se constituir como possibilidade de escrita e narrativa de si em educação. Para isso, partimos de uma abordagem cartográfica, que ramifica textos e entradas para os temas aqui estudados. Reunimos, então, as reflexões construídas a partir de um Estado da Arte a respeito do tema, bem como Entrevistas Narrativas com quatro cinéfilos, entrevistas semiestruturadas com três professores de diferentes etapas de ensino e com os relatos de duas oficinas de cinema para jovens de periferias do Recife-PE. Tais corpus, constituem material empírico que nos embasa para reflexões teóricas a respeito de como entendemos Cinema e Educação e de como cunhamos o conceito de "Cinema-Experiência". Apontamos, como resultados, o mapeamento das produções de Cinema-Educação entre "formação de professores", "didática" e "experiência estética". Refletimos sobre as relações entre Educação, Escrita e Narrativa de Si. Por fim, cunhamos o conceito de Cinema-Experiência e suas aberturas para outras narrativas em Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago dos Santos Antunes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Membro do Laboratório de Experiência, Visualidade e Educação (LEVE-UFPE).

Maria Thereza Didier de Moraes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Letras pela USP. Professora Associada do Centro de Educação da UFPE. Coordenadora do Laboratório de Experiência, Visualidade e Educação (LEVE-UFPE)

Rui Gomes de Mattos de Mesquita, Universidade Federal de Pernambuo

Doutor em Sociologia pela UFPE. Professor Associado do Centro de Educação da UFPE. Coordenador do LABUTUCA.

Referências

ADORNO, Theodor, W. Notas de Literatura l. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: editora 34.1991

AGAMBEN, Giorgio. Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

___________. Ideia e Prosa. Autêntica Editora: Belo Horizonte, 2013.

___________. Nudez. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

BADIOU, Alain. O cinema como experimentação filosófica. In: YOEL, Gerrardo (org). Pensar o cinema: imagem, ética e filosofia. São Paulo: Cosac Naify, 2015, p. 31-82.

BADIOU, Alain; TRUONG, Nicolas. Elogio ao Amor. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Rio de Janeiro: F. Alves, 1985.

___________. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do colégio de França. São Paulo: Editora Cultrix, 2000.

BELLI, Gioconda. O país sobre minha pele. Rio de Janeiro: Record, 2002.

BARROS, Manoel. Poesia completa. São Paulo: LeYa, 2016.

BARCELOS, Patrícia. COUTINHO, Laura. Encontro com Pierre: educação, cinema e narrativa na formação docente. Revista Contemporânea de Educação, Minas Gerais, 2010.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas II: Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 2011.

___________. O anjo da história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

___________. Imagens de pensamento/ Sobre haxixe e outras drogas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

___________. Estética, e Sociologia da arte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

BORGES, Jorge. Elogio da sombra. São Paulo: Globo, 2001.

BRAYNER, Flávio. Pela recuperação da ação e do Senso Comum: para além do platonismo na Educação Popular. Educação e Realidade, v. 35, 159-170, maio/ago de 2010.

CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

CINEMATECA BRASILEIRA. O professor, seus alunos e o audiovisual brasileiro. Revista Cine-Educação, v. 1, 2011.

COUTINHO, Mário. Introdução II: Jean-Luc Godard ou pedagogia do Não. In: COUTINHO, Mário; MAYOR, Ana. Godard e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013, p. 19-26.

CUSICANQUI, Silvia; SANTOS, Boaventura. Conversas del mundo. In: SANTOS, Boaventura. Revueltas: de indignación y otras conversas. Bolívia: Stigma. 2015, p. 85-124

DELEUZE, Gilles. Abecedário de Gilles Deleuze. França, 1994. Disponível em: http://escolanomade.org/wp-content/downloads/deleuze-o-abecedario.pdf. Acesso em: 13.01.2019

__________. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005.

__________. Diferença e Repetição. 2ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

__________. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2013

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs Vol. 3. São Paulo: Editora 34, 2012.

__________. Por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014

__________. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 2016.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Pós: Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 204-219, nov.

_________. Falenas: ensaios sobre a aparição 2. Lisboa: KKYM, 2015.

DIDIER; Thereza. ANTUNES, Thiago. Cinema-Experiência ou modos de habitar a educação. In: MOLINA, A.; FERREIRA, C. (org.). Entre textos e contextos, caminhos para o ensino de História. Curitiba: CRV, 2016, p. 495-511.

DUARTE, Rosália; MILENE, Gusmão; FRESQUET, Adriana; TEIXEIRA, Inês; COSTA, Raquel. Mulheres em rede: memórias entre cinema e educação. In: D' ÂNGELO, Raquel; D'ÂNGELO, Fernanda. CineOP: 13º Mostra de Cinema de Ouro Preto. Belo Horizonte: Universo Produção, 1º edição, 2018

ENGELMAN, Selda. Imagens de um cinema da imanência. In: LINS, Daniel. Nietzsche/Deleuze: Imagem, Literatura e Educação: Simpósio Internacional de Filosofia. Rio de Janeiro: Forense Universitária; Fortaleza: Fundação de Cultura, Esporte e Turismo, 2007.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2013.

FANTIN, Monica. Cinema, Participação Estética e Imaginação. Revista Pedagógica - UNOCHAPECÓ: n. 30 vol. 01 - jan./jun. 2013

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Docência, cinema e televisão: questões sobre formação ética e estética. Revista brasileira de Educação. V. 14, n. 40, jan./abr. 2009.

FRESQUET, Adriana. Cinema e educação. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.

__________. Cinema e Educação: reflexões e experiências com professores e estudantes da educação básica, dentro e "fora" da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

FRESQUET, Adriana; PEREIRA, Geraldo. Escola: memórias do futuro. In: D' ÂNGELO, Raquel; D'ÂNGELO, Fernanda. CineOP: 13º Mostra de Cinema de Ouro Preto. Belo Horizonte: Universo Produção, 1º edição, 2018.

GALLO, Silvio. As múltiplas dimensões do aprender. Congresso de Educação básica: aprendizagem e currículo. Santa Catarina: Florianópolis, 2012. Disponível em: http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/13_02_2012_10.54.50.a0ac3b8a140676ef8ae0dbf32e662762.pdf.

GUATTARI, Félix. Revolução Molecular: pulsaçõs políticas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1985.

___________. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 1998.

JAY, Martin. Songs Of Experience. London: University of California Press, 2004.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: Silva, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86.

___________. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

___________. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

MESQUITA, Rui. Da Mediação à Articulação Pedagógica: uma contribuição desde a mandinga para a descolonização da educação. Recife: 2019, no prelo.

MIGLIORIN, C (org.). 2010. Ensaios no Real. Rio de Janeiro: Beco do Azougue.

__________. Inevitavelmente Cinema: educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015.

MOLLETA, Alex. Fazendo cinema na escola: arte audiovisual dentro e fora da sala de aula. São Paulo: Summus Editorial, 2014.

NAUJORKS, Maria; REAL, Daniela; MOHR, Alana. Deficiência, cinema, imaginário e formação docente. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 24, n. 41, p. 427-440, set./dez. 2011, Disponível em: http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial.

PESSOA, Fernando. Poesias. Porto Alegre: L&PM, 2018.

PINHEIRO, Jane. Sonhos em movimento: I Mostra de Audiovisuais produzidos por adolescentes no Recife do Século XXI. 2015. Disponível em: http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18918.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

___________. As distâncias do cinema. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

___________. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2015.

SKLIAR, Carlos. Desobediência da linguagem: educar. Belo Horizonte; Autêntica editora, 2013.

SONTAG, Susan. Sobre a fotografia: ensaios. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1977.

TADEU DA SILVA, Thomaz. Documentos de Identidade: uma introdução as teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 1999.

THOMAZ, Cristiane; MATTOS, Marcelo. Genero e sexualidade na sala de aula: o uso cinema como recurso pedagógico. Interfaces da Educação, Paranaíba, v.6, n.17, p.219-246, 2015.

VIEIRA, Rogéria; VELEZ, Fátima. O contributo do cinema para a educação geográfica: um recurso didático em Geografia das migrações. Portugal: GOT, n.o 9 – Revista de Geografia e Ordenamento do Território. Junho de 2016

WENDERS, Wim. The Logic of images. London: Faber and Faber, 1991.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Silva, T. dos S. A. da, Moraes, M. T. D. de, & Mesquita, R. G. de M. de. (2019). Cinema-Experiência e Educação: por uma escrita imagética na docência. Revista Digital Do LAV, 12(2), 049–071. https://doi.org/10.5902/1983734837904