Corpo e experiência no processo criativo de Frida Kahlo: Conexões entre dança e cultura visual

Autori

  • Odailso Berte Curso de Dança - Licenciatura Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734824044

Parole chiave:

Corpo, Imagem, Dança, Processo criativo, Frida Kahlo

Abstract

A reflexão do presente artigo é articulada a partir de elementos e imagens de um processo criativo e pedagógico de dança inspirado no universo pictórico de Frida Kahlo. O autor compartilha elementos de sua própria experiência com imagens da referida pintora com o objetivo de refletir sobre corpo e experiência no processo criativo desta artista. Disso emergem críticas que interpelam o papel das artes e de instituições culturais no contexto contemporâneo atravessado pela estetização cultural e pela reprodutibilidade técnica das imagens. Em torno das práticas artísticas de Frida Kahlo e das experiências estéticas e criativas desenvolvidas a partir de suas imagens, este estudo aponta possibilidades para fazeres críticos, criativos e performativos no ensino e na criação de dança e demais artes.

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Biografia autore

Odailso Berte, Curso de Dança - Licenciatura Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Curso de Dança - Licenciatura - UFSM

Doutorando em Arte e Cultura Visual - UFG

Mestre em Dança - UFBA

Especialista em Dança - FAP

Licenciado em Filosofia - UPF

Coordenador do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança - LICCDA

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Pubblicato

2016-12-27

Come citare

Berte, O. (2016). Corpo e experiência no processo criativo de Frida Kahlo: Conexões entre dança e cultura visual. Revista Digital Do LAV, 9(3), 060–085. https://doi.org/10.5902/1983734824044