Corpo e experiência no processo criativo de Frida Kahlo: Conexões entre dança e cultura visual

Autores

  • Odailso Berte Curso de Dança - Licenciatura Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734824044

Palavras-chave:

Corpo, Imagem, Dança, Processo criativo, Frida Kahlo

Resumo

A reflexão do presente artigo é articulada a partir de elementos e imagens de um processo criativo e pedagógico de dança inspirado no universo pictórico de Frida Kahlo. O autor compartilha elementos de sua própria experiência com imagens da referida pintora com o objetivo de refletir sobre corpo e experiência no processo criativo desta artista. Disso emergem críticas que interpelam o papel das artes e de instituições culturais no contexto contemporâneo atravessado pela estetização cultural e pela reprodutibilidade técnica das imagens. Em torno das práticas artísticas de Frida Kahlo e das experiências estéticas e criativas desenvolvidas a partir de suas imagens, este estudo aponta possibilidades para fazeres críticos, criativos e performativos no ensino e na criação de dança e demais artes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odailso Berte, Curso de Dança - Licenciatura Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Curso de Dança - Licenciatura - UFSM

Doutorando em Arte e Cultura Visual - UFG

Mestre em Dança - UFBA

Especialista em Dança - FAP

Licenciado em Filosofia - UPF

Coordenador do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança - LICCDA

Referências

ACASO, M. Del paradigma modernista al posmuseo: seis retos a partir del giro educativo (¿Lo intentamos?). In: ACASO, M. Perspectivas. Situación actual de la educación en los museos de artes visuales. Barcelona: Ariel, 2011. p. 36-43.

AGUIRRE, I. Cultura visual, política da estética e educação emancipadora. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. Educação da cultura visual: conceitos e contextos. 1 ed. Santa Maria: Editora UFSM, 2011. p. 69-111.

AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990. 136 p.

BARTRA, E. Frida Kahlo en el siglo XXI. In: In: ORELLANA, M. Frida Kahlo, un homenaje. 1 ed. Ciudad de México: Fideicomiso Museo Dolores Olmedo y Fideicomiso Museos Diego Rivera – Frida Kahlo (Banco de México), 2004. p. 34-53.

BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8 ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 179-212.

BERTÉ, O. Dança Contempop: corpos, afetos e imagens (mo)vendo-se. Santa Maria, Ed. da UFSM, 2015. 200 p.

BERTÉ, O. Me Kahlo... Sashay Away. Espetáculo de Dança Contemporânea (50 min). Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA). Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria: 2015.

BOURRIAUD, N. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins, 2009. 112 p.

GIROUX, H. A cultura popular como pedagogia do Prazer e Significado: descolonizando o corpo. In: Giroux, H. Cruzando fronteiras do discurso: novas políticas em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 211–240.

BUTLER, J. Cuerpos que importan: sobre los límites materiales y discursivos del sexo. Buenos Aires: Paidós, 2012. 346 p.

CHURCHLAND, Paul; CHURCHLAND, Patrícia. Intertheoric Reduction: a neuroscientist’s field guide. In: Nature’s Imagination. New York: Oxford University Press, 1995.

ESPECIAL Interkahlos. Direção e produção Anaqueli Rubin e Carine Provedello. Direção artística Odailso Berté. TV Campus e Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA). Universidade Federal de Santa Maria, 2016.

(24 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NwY4q-M08OM). Acesso em: 11 set. 2016.

FERIDACALO. Intervenção de Dança. Direção de Odailso Berté. Criação do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA). Curso de Dança – Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Duração 60’. 2016.

FRIDA. Direção de Julie Taymor. Estados Unidos: Imagem Filmes. Miramax Internacional, 2002. 1 DVD (123 min.): DVD, NTSC, color.

FRIDA, naturaleza viva. Direção de Paul Leduc. México: Clasa Films Mundiales. Films Vintage, 1983. 1 DVD (110 min): DVD, NTSC-PAL, color.

GREINER, C. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. 1 ed. São Paulo: Annablume, 2005. 152 p.

GUERREIRO, M. Uma conversa com Pina Bausch. Obscena: revista de artes performáticas, Lisboa: Perspectiva, n. 4, p. 60-69, mai. 2007.

HÉRCOLES, R. Corpo e Dramaturgia. In: NORA, S. (Org.). Húmus 1. Caxias do Sul: Prefeitura Municipal de Caxias do Sul – Secretaria da Cultura, 2006. p. 104-111.

HERRERA, H. Frida: a biografia. 4 ed. São Paulo: Globo, 2015. 624 p.

HOGUE, R. O teatro de Pina Bausch. Cadernos de Teatro, Rio de Janeiro:

FUNDACEN, n. 116, p. 04-08, jan./fev./mar. 1988.

KAHLO, F. O diário de Frida Kahlo: um autorretrato íntimo. 4 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015. 282 p.

KAHLO, F. Raízes. Óleo sobre metal (30,5 x 49,9 cm). 1943. Coleção privada, Houston.

KAHLO, F. La Columna Rota. Óleo / masonite (39,8 x 30,5 cm). 1944. Coleção Museu Dolores Olmedo, Ciudad de México.

KAHLO, F. Sandías (Naturaleza muerta: Viva la vida). Óleo e terra sobre aglomerado (57 x 72 cm). 1954. Coleção Museu Frida Kahlo, Ciudad de México.

KAHLO, F. La niña Virginia. Óleo / masonite (78,5 x 61 cm). 1929. Coleção Museu Dolores Olmedo, Ciudad de México.

KAHLO, F. Retrato de Luther Burbank. Óleo / Masonite (87 x 62 cm). 1932. Coleção Museu Dolores Olmedo.

KAHLO. F. Unos cuantos piquetitos. Óleo / lamina (38 x 48,5 cm). 1935. Coleção Museu Dolores Olmedo, Ciudad de México.

KAHLO, F. Mi nana y yo. Óleo / lamina (30,5 x 35 cm). 1937. Coleção Museu Dolores Olmedo, Ciudad de México.

KAHLO, F. Frida y el aborto. Litografia / papel (31,7 x 24 cm). 1932. Coleção Museu Dolores Olmedo, Ciudad de México.

KAHLO, I. P. Frida Íntima. 1 ed. Bogotá: Ediciones Dipon, 2004. 256 p.

KATZ, H.; GREINER, C. Por uma teoria do corpomídia. In: GREINER, C. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. 1 ed. São Paulo: Annablume, 2005. p. 125-136.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Philosophy in the flesh: the embodied mind and its challenge to western thought. New York: Basic Books, 1999. 626 p.

LAVÍN, M. Frida Kahlo: su obra los ojos de Frida. In: LARA, M. E. Museo Dolores Olmedo. Ciudad de México: Museu Dolores Olmedo Patiño, 2007. p. 200-241.

MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Orgs.). Educação da cultura visual: aprender... pesquisar... ensinar... Santa Maria: Editora UFSM, 2015. 296 p.

MONSIVÁIS, C. De todas las Fridas posibles (una selección mínima). In: ORELLANA, M. Frida Kahlo, un homenaje. 1 ed. Ciudad de México: Fideicomiso Museo Dolores Olmedo y Fideicomiso Museos Diego Rivera – Frida Kahlo (Banco de México), 2004. p. 08-33.

RICO, A. Frida Kahlo: fantasia de um cuerpo herido. 3 ed. Cuidad de México: Plaza y Valdés, 2004. 181 p.

SETENTA, J. S. O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade. 1 ed. Salvador: EDUFBA, 2008. 124 p.

ZAMORA, M. Cartas apaixonadas de Frida Kahlo. 4 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006. 160 p.

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

Berte, O. (2016). Corpo e experiência no processo criativo de Frida Kahlo: Conexões entre dança e cultura visual. Revista Digital Do LAV, 9(3), 060–085. https://doi.org/10.5902/1983734824044