A formação docente como obra de arte: criações, poéticas e experimentações na licenciatura em Ciências Biológicas
DOI :
https://doi.org/10.5902/1983734888089Mots-clés :
Formação de professores/as, Educação em Ciências e Biologia, Produções artístico-culturais, Cartas, EnsaiosRésumé
E se a formação docente fosse levada a sério como um processo que pode ser tecido ao modo de uma obra de arte? Objetiva-se, neste texto, reconhecer a docência como trabalho coletivo, poético, experimental e visceral, como tarefa artística e permeada pela força dos atos criativos, como resistência. Para tal, investe-se na percepção de que a educação e a formação acontecem nos encontros em movimentos intensivos e que podem ser experimentadas – também nos cursos de licenciatura – com e como arte. Em escritas vivas que acontecem em fluxos, são narradas e sentidas as criações, poéticas e experimentações que se fizeram presentes em duas disciplinas ministradas em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, atuando na formação inicial de professores e professoras de ciências e biologia. Apresentam-se as cartas-resenhas, as produções artístico-culturais e os ensaios, propostas empregadas em aulas pelo autor-professor-pesquisador, elencando-as e reconhecendo-as como possíveis caminhos capazes de disparar potências poéticas e criativas ao investir em uma formação docente como obra de arte.
Téléchargements
Références
ABREU, Caio Fernando. Morangos Mofados. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BATTISTELLI, Bruna; OLIVEIRA, Érika. Cartas: um exercício de cumplicidade subversiva para a escrita acadêmica. Currículo Sem Fronteiras, v. 21, n. 2, p. 679-701, 2021.
BRITO, Maria dos Remédios de; RAMOS, Maria Neide Carneiro. POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 31-48, abr. 2014.
DELEUZE, Gilles. O ato de criação. Folha de S. Paulo, São Paulo, 27 jun. 1999.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. (vol. I). 2. ed., Rio de Janeiro: Editora 34, 2011.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Abecedário de Gilles Deleuze. Éditions Montparnasse, Paris. Filmado em 1988-1989. Publicado em: 1995.
DIEDERICHSEN, Maria Cristina. Pesquisar com a Arte: ética e estética da existência. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 4, p. 1-24, jan. 2019.
EUSSE, Karen Lorena Gil; BRACHT, Valter; ALMEIDA, Felipe Quintão de. A prática pedagógica como obra de arte: aproximações à estética do professor-artista. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Brasília, v. 38, n. 1, p. 11-17, 2016.
FOUCAULT, Michel. Sobre a Genealogia da Ética: uma revisão do trabalho. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 253-278.
HARAWAY, Donna. Quando as espécies se encontram. São Paulo: UBU. 2022.
LARROSA, Jorge. A Operação Ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 29, n. 1, p. 27-43, 2004.
LARROSA, Jorge. O Ensaio e a Escrita Acadêmica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 28, n. 2, 2003.
SALES, Tiago Amaral. A escrita como modo de vida: potências contemporâneas para a (pesquisa em) educação. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 16, n. 3, p. 1–11, 2023.
SALES, Tiago Amaral; RIGUE, Fernanda Monteiro. Derivas entre a ciência, a vida e a educação: modos de aprender em movimento. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 16, n. 1, p. e10/1–18, 2023. DOI: 10.5902/1983734883919.
SALES, Tiago Amaral; RIGUE, Fernanda Monteiro e DALMASO, Alice Copetti. Modos de Habitar o Mundo: uma educação em ciências com/em meio à/pela vida. Educação e Realidade. 2023, v. 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236124171vs01.
SALES, Tiago Amaral. Quando o cartógrafo vai a campo: travessias e poéticas de um jovem professor. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 71, p. 24–41, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.70186.
SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu, 2023.
TADEU, Tomaz; CORAZZA, Sandra Mara; ZORDAN, Paola (org.). Linhas de escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.