Derivas entre a ciência, a vida e a educação: modos de aprender em movimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734883919

Palabras clave:

Educação em movimento, Escritas fabulativas, Educação em Ciências, Escola, Universidade

Resumen

O presente ensaio visa evidenciar como a educação pode acontecer entre as ciências e a vida, em movimentos do corpo e do pensamento. Para tanto, por meio de tómo-vacúolos, emergem escritas fabulativas que se enredam entre as ciências da natureza, a vida e a educação. São tangenciadas sete escritas que se fizeram a partir de experiências ficcionadas, as quais maquinam o individual e o coletivo, o singular e o múltiplo. Emerge desse movimento a potência do exercício da escrita fabulativa na docência em ciências da natureza, assim como a urgência de inaugurarmos espaços de vida nas práticas formativas em educação em ciências da natureza.

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Biografía del autor/a

Tiago Amaral Sales, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do UIVO – Criação, arte e vida (UFU); e do GPECS – Gênero, corpo, sexualidade e educação (UFU). E-mail: tiagoamaralsales@gmail.com.

Fernanda Monteiro Rigue, Federal University of Uberlândia

Professora do curso de Licenciatura em Química do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (ICENP/UFU). Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Fiandar (Ciências Humanas e Educação) e do Grupo UIVO – matilha de estudos em criação, arte e vida (Artes).
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2403-7513
E-mail: fernanda_rigue@hotmail.com

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Publicado

2023-08-22

Cómo citar

Sales, T. A., & Rigue, F. M. (2023). Derivas entre a ciência, a vida e a educação: modos de aprender em movimento. Revista Digital Do LAV, 16(1), e10/1–18. https://doi.org/10.5902/1983734883919

Número

Sección

Dossiê – Caminhar e habitar: arte e educação no espaço urbano