O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação

Autores/as

  • Eduarda Ritzel Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristiano Bedin da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734837910

Palabras clave:

Monstros, Escrita, Sujeito, Educação

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de analisar o sujeito na educação contemporânea a partir das observações e experiências docentes realizadas nos estágios obrigatórios I e II de licenciatura em Ciências Sociais. Através de uma didática artista e a partir do conceito de monstros, além da escrita, questiona-se o que é o ser humano, partindo do pressuposto de que o sujeito é uma construção social. Cria-se, portanto, uma heterotopia: um pequeno vilarejo de monstros da educação, produzidos por alunos e alunas de ensino superior, estudantes de Ensino Médio e estudantes de Ensino Fundamental, que pretende criar rachaduras nas identidades fixas e, com isso, imaginam-se outros espaços, nos quais identidades outras movimentam-se.

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Biografía del autor/a

Eduarda Ritzel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2018. Atualmente cursando Mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na linha Filosofias da Diferença e Educação. Bolsista CNPQ/UFRGS.

Cristiano Bedin da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor no Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Área de Didática, Currículo e Formação de Professores. Doutor em Educação pela UFRGS. Psicólogo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro dos Grupos de Pesquisa CEM - Currículo, Espaço, Movimento (Univates), DIF - Artistagens, Fabulações, Variações (UFRGS) e Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação (UFRGS). Organizador do ciclo de debates Arredores da imagem (UFRGS).

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Publicado

2019-12-15

Cómo citar

Ritzel, E., & Costa, C. B. da. (2019). O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação. Revista Digital Do LAV, 12(3), 035–056. https://doi.org/10.5902/1983734837910