O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734837910Palabras clave:
Monstros, Escrita, Sujeito, EducaçãoResumen
Este trabalho tem o objetivo de analisar o sujeito na educação contemporânea a partir das observações e experiências docentes realizadas nos estágios obrigatórios I e II de licenciatura em Ciências Sociais. Através de uma didática artista e a partir do conceito de monstros, além da escrita, questiona-se o que é o ser humano, partindo do pressuposto de que o sujeito é uma construção social. Cria-se, portanto, uma heterotopia: um pequeno vilarejo de monstros da educação, produzidos por alunos e alunas de ensino superior, estudantes de Ensino Médio e estudantes de Ensino Fundamental, que pretende criar rachaduras nas identidades fixas e, com isso, imaginam-se outros espaços, nos quais identidades outras movimentam-se.
Descargas
Citas
HALL, S. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2014. cap. 3, p. 103-133.
CANDAU, V. M. Ensinar-aprender: desafios atuais da profissão docente. In: Revista COCAR, Belém, Edição Especial N.2, p. 298 a 318– Ago./Dez. 2016
CORAZZA, S, M.; COSTA, C. B. Didática da Tradução: O professor-artista e as transcriações do currículo. In: CORAZZA, S. M. (Org.). Docência pesquisa da diferença: poética de arquivo-mar. Porto Alegre: Doisa; UFRGS, 2017.
COHEN, J. J. A cultura dos monstros: sete teses. In: SILVA, T. T.. Pedagogia dos monstros: Os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. cap. 2, p. 23-60.
SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2014. cap. 2, p. 73-102.
BARTHES, R. Como viver junto. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
CORSO, D. L.; CORSO, M. A Psicanálise na terra do nunca – ensaios sobre a fantasia. Porto Alegre: Artmed, 2016.
LAPLANCHE, J; PONTALIS, J. B. Vocabulário da Psicanálise/Laplanche e Pontalis: sob a direção de Daniel Lagache. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
GIL, J. Metafenomenologia da monstruosidade: o devir-monstro. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Pedagogia dos monstros: Os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. cap. 7, p. 165-184.
SILVA, T. T. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias de currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2014. cap. 1, p. 7-71
HENZ, Alexandre de Oliveira. Formação de professores. In: AQUINO, J. G.; CORAZZA, S. M. (Orgs.). Campinas: Papirus, 2009.
FOUCAULT, M. O Corpo Utópico / As Heterotopias. São Paulo: n-1 Edições, 2013.
BARTHES, R. O grau zero da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.