O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação

Autores

  • Eduarda Ritzel Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristiano Bedin da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734837910

Palavras-chave:

Monstros, Escrita, Sujeito, Educação

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar o sujeito na educação contemporânea a partir das observações e experiências docentes realizadas nos estágios obrigatórios I e II de licenciatura em Ciências Sociais. Através de uma didática artista e a partir do conceito de monstros, além da escrita, questiona-se o que é o ser humano, partindo do pressuposto de que o sujeito é uma construção social. Cria-se, portanto, uma heterotopia: um pequeno vilarejo de monstros da educação, produzidos por alunos e alunas de ensino superior, estudantes de Ensino Médio e estudantes de Ensino Fundamental, que pretende criar rachaduras nas identidades fixas e, com isso, imaginam-se outros espaços, nos quais identidades outras movimentam-se.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Ritzel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2018. Atualmente cursando Mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na linha Filosofias da Diferença e Educação. Bolsista CNPQ/UFRGS.

Cristiano Bedin da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor no Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Área de Didática, Currículo e Formação de Professores. Doutor em Educação pela UFRGS. Psicólogo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro dos Grupos de Pesquisa CEM - Currículo, Espaço, Movimento (Univates), DIF - Artistagens, Fabulações, Variações (UFRGS) e Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação (UFRGS). Organizador do ciclo de debates Arredores da imagem (UFRGS).

Referências

HALL, S. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2014. cap. 3, p. 103-133.

CANDAU, V. M. Ensinar-aprender: desafios atuais da profissão docente. In: Revista COCAR, Belém, Edição Especial N.2, p. 298 a 318– Ago./Dez. 2016

CORAZZA, S, M.; COSTA, C. B. Didática da Tradução: O professor-artista e as transcriações do currículo. In: CORAZZA, S. M. (Org.). Docência pesquisa da diferença: poética de arquivo-mar. Porto Alegre: Doisa; UFRGS, 2017.

COHEN, J. J. A cultura dos monstros: sete teses. In: SILVA, T. T.. Pedagogia dos monstros: Os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. cap. 2, p. 23-60.

SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2014. cap. 2, p. 73-102.

BARTHES, R. Como viver junto. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CORSO, D. L.; CORSO, M. A Psicanálise na terra do nunca – ensaios sobre a fantasia. Porto Alegre: Artmed, 2016.

LAPLANCHE, J; PONTALIS, J. B. Vocabulário da Psicanálise/Laplanche e Pontalis: sob a direção de Daniel Lagache. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

GIL, J. Metafenomenologia da monstruosidade: o devir-monstro. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Pedagogia dos monstros: Os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. cap. 7, p. 165-184.

SILVA, T. T. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias de currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2014. cap. 1, p. 7-71

HENZ, Alexandre de Oliveira. Formação de professores. In: AQUINO, J. G.; CORAZZA, S. M. (Orgs.). Campinas: Papirus, 2009.

FOUCAULT, M. O Corpo Utópico / As Heterotopias. São Paulo: n-1 Edições, 2013.

BARTHES, R. O grau zero da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Downloads

Publicado

2019-12-15

Como Citar

Ritzel, E., & Costa, C. B. da. (2019). O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação. Revista Digital Do LAV, 12(3), 035–056. https://doi.org/10.5902/1983734837910