Movimentos formativos entre narrativa e imagens: a experiência de uma professora no exercício de ver e não ver.
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734837907Palabras clave:
Formação, Cegueira, Experiência e imagensResumen
Este artigo trata-se de um relato de experiência ensaística a partir do encontro com pessoas cegas ao atuar como professora no Instituto Benjamin Constant. Portanto coloco-me como praticante-pensante para narrar os movimentos formativos experienciados por mim nesses espaços-tempos que frequento. Movida pelos efeitos produzidos nesses movimentos entre ensinar-aprender, oriundos das relações com pessoas cegas no IBC, me permito pensar nos conhecimentos produzidos no cotidiano, no uso de imagens e tecnologia na escola. Considero a experiência, segundo Larrosa (2002), como aquilo que nos passa, nos atravessa, nos desloca e nos transforma e para registrá-las neste trabalho, utilizo não só a narrativa escrita, mas também imagens que me possibilitam pensar conceitos que surgem de minhas inquietações nas relações tecidas entre os sujeitos da pesquisa e quanto os conhecimentos do cotidiano atuam como parte constitutiva em meu processo formativo. Inicio com uma introdução que chamo de “Movimentos iniciais”, depois parto para o desenvolvimento que divido em “Movimentos (de)formação ou (trans)formação?”, “Movimentos de ver e não ver: uma questão de olhar.”, “Movimentos da/na prática ”, e por último apresento como considerações finais, longe de finalizar “ Movimentos de (trans)formação.
Descargas
Citas
CONTRERAS; José; LARA, Nuria Pérez. La experiencia y la investigación educativa. In: CONTRERAS; José; LARA, Nuria Pérez. Investigar la experiencia educativa. Madrid: Morota, 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. —Rio de janeiro : Ed. 34, 1995.
KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo; ESCÓSSIA, Liliana da (orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p.20-28, Jan/Fev/Mar/Abr, 2002.
ZANELLA, Andrea Vieira. Olhar. In: FONSECA, Tania Mara Galli; NASCIMENTO, Maria Lívia do; MARASCHIN, Cleci (orgs). Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2015.