As imagens como objetos de autorrepresentação na educação em artes
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734837899Palabras clave:
Imagens/obras, Educação, Cultura Visual, AutorrepresentaçãoResumen
O presente artigo aborda sobre a formação docente, tendo como mote para esta escrita uma experiência desenvolvida em uma escola da Rede Pública de Santa Maria. Por meio de uma reflexão sobre a potência das imagens/obras nas aulas de artes e na formação docente que propõe conversações sobre o que nós e eles veem e como projetar relações entre as imagens e o cotidiano dos estudantes, intentamos oportunizar espaços dialógicos sobre os imaginários que são produzidos/criados com as imagens, ao mesmo tempo em que direcionam e constroem modos de ver e ser vistos, a partir da proposição e criação de autorrepresentações. Respaldando-se pela perspectiva de Estudos da Cultura Visual (HERNÁNDEZ, 1998, 2007 e 2013) e a potência edu(vo)cativa (DALLA VALLE, 2015 e 2018). A partir dessas propostas, esta experiência possibilitou resignificar, nossas práticas e organizar espaços de propostas educativas em arte e visualidade que favorecessem o protagonismo dos estudantes.
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