A case study on the mediation proposed for the exhibition “Anos 60-70 Um Panorama – Mostra do Acervo” from the Museum of Contemporary Art in Paraná – MACPR

Authors

  • Leonardo de Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Leonelo Dell Anhol Almeida Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR https://orcid.org/0000-0002-0222-9138
  • Luciana Martha Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734834365

Keywords:

Contemporary art, Mediation in art museums, Case study

Abstract

Currently, the goal of art museums, rather than providing an environment for the aesthetic appreciation of the pieces, is to provide a critical reflection on their visitors. However, the information needed to position ourselves in relation to the questions posed by contemporary art is not provided by school education. This project aims to understand, through a case study, the planning and the performance of mediated visits focused on exchanges of information in the Museum of Contemporary Art of Paraná, seeking to identify issues that allow the access to such information. By understanding how these exchanges of information occur, it will be possible to think of mediation programs that encourage dialogue between visitors and art.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leonardo de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Leonardo de Souza é mestrando na área de Mediações e Culturas do Programa de Pós Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Leonelo Dell Anhol Almeida, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Leonelo Dell Anhol Almeida é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente atua no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA, UTFPR) e no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE, UTFPR). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Humano-Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade e inclusão digital, design de interação e sistemas colaborativos.

Luciana Martha Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Luciana Martha Silveira é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado na Universidade de Michigan (2009-2010). Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Cor, arte e tecnologia; Relações entre a tecnologia e a arte; entre a arte e a ciência; arte imersiva; suportes híbridos e percepção; arte, processo criativo e inovação; arte cinética; aplicação da Teoria da Cor no Design e na Arte; Arte, Tecnologia e Sociedade.

References

AZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves de; ARAÚJO, Clarissa Martins de. Abordagem Triangular: leitura de imagens de diferentes códigos estéticos e culturais. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 2, n. 3, p. 345-358, dez. 2015.

BARBOSA, Ana Mae. Mediação Cultural é Social. In: BARBOSA, Ana M., COUTINHO, Rejane G. (orgs.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora Unesp. 2008.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos de 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2009.

BAZZO, Walter A; LINSINGEN, Irlan von; PEREIRA, Luiz T. V. O que é ciência, tecnologia e sociedade? In: ______. Introdução aos estudos CTS: ciência, tecnologia e sociedade. Espanha: OEI, 2003. p. 119-156 (Cadernos de Ibero-América).

BISHOP, Claire. Radical Museology: or, What’s ‘Contemporary’ in Museums of Contemporary Art. Londres: Koenig Books, 2013.

BONI, Valdete, QUARESMA, Silvia J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. Vol. 2 nº 1 (3), janeiro-julho, 2005.

CANCLINI, Néstor Garcia. A sociedade sem relato: antropologia e estética da iminência. São Paulo, SP: EDUSP, 2012.

CANTON, Katia. Do moderno ao contemporâneo. In: Temas da Arte Contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

COSTA, Fábio J. R. Mediação cultural no CCBNB Cariri. In: Arte/educação como mediação cultural e social. BARBOSA, Ana M., COUTINHO, Rejane G. (orgs.). São Paulo: Editora Unesp. 2008.

COUTINHO, Rejane G. Estratégias de mediação e a abordagem triangular. In: Arte/educação como mediação cultural e social. BARBOSA, Ana M., COUTINHO, Rejane G. (orgs.). São Paulo: Editora Unesp. 2008.

CUTCLIFFE, Stephen H. La emergencia de CTS como campo académico. In: ______. Ideas, máquinas y valores: los estudios de ciencia, tecnología y sociedad. México: Universidade Nacional Autônoma do México, 2003. p. 07-24.

DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: A arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.

DUARTE JR., João-Francisco. Por que arte-educação? São Paulo: Papirus, 2013.

ESTEVAM, Joelma Z. Arte, Museu, Educação: uma integração necessária na superação das tecnologias de controle social. 2016. 286f. Tese (Doutorado em Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2016.

HISTÓRICO. Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: http://www.mac.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=18. Acesso em: 7 mar. 2018.

KERLINGER, Fred N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária. 1979.

LEITE, Caroline A. de O.; OLIVEIRA, Luiz S. de. Entre o dito e o não dito: museus de arte, construção de narrativas, visitas guiadas e poder. Revista Confluências Culturais. v. 3, n. 1,2014.

LIMA, Joana D. de S. Trocando experiências: a aventura moderna revisitada na proposta de mediação da mostra Acácio Gil Borsói e os artistas Vicente do Rego Monteiro e João Câmara. In: Arte/educação como mediação cultural e social. BARBOSA, Ana M., COUTINHO, Rejane G. (orgs.). São Paulo: Editora Unesp. 2008.

MARANDINO, Martha (org.). Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo: FEUSP, 2008.

MARTÍN BARBERO, Jesús. Introdução: aventuras de um cartógrafo mestiço. In: MARTÍN BARBERO, Jesús (2002). Ofício de cartógrafo: travessias latino­americanas da comunicação e da cultura. São Paulo: Edições Loyola, p. 9­42.

MARTÍN BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013.

MCEVILLEY, Thomas. Prefácio. In: No interior do cubo branco: a ideologia do espaço de arte. O’DOHERTY, Brian. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

MUSEU. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3807/museu. Acesso em: 24 de Fev. 2017.

O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço de arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

PUIG, Carla P. Modos de pensar museologias: educação e estudos de museus. In: Arte/educação como mediação cultural e social. BARBOSA, Ana M., COUTINHO, Rejane G. (orgs.). São Paulo: Editora Unesp. 2008.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto. O museu no ensino de História. Chapecó. Argos, 2004.

SALÃO PARANAENSE. Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: http://www.mac.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=56. Acesso em: 7 mar. 2018.

SIMON, Ronald. Folder da exposição “Anos 60/70: Um Panorama – Mostra do Acervo”. Curitiba: Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC-PR. 2017.

SUANO, Marlene. O que é museu. IN: Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.

SCHLICHTA, Consuelo. Arte e educação: há um lugar para a Arte no Ensino Médio? Curitiba: Aymará, 2009.

VERGARA, Sylvia C. Métodos de Coleta de Dados no Campo. São Paulo: Editora Atlas. 2012.

VISITAS ORIENTADAS. Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: http://www.mac.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=23. Acesso em: 7 mar. 2018.

Published

2019-04-13

How to Cite

Souza, L. de, Almeida, L. D. A., & Silveira, L. M. (2019). A case study on the mediation proposed for the exhibition “Anos 60-70 Um Panorama – Mostra do Acervo” from the Museum of Contemporary Art in Paraná – MACPR. Revista Digital Do LAV, 12(1), 124–149. https://doi.org/10.5902/1983734834365

Most read articles by the same author(s)