Um estudo de caso da mediação proposta para a exposição “Anos 60-70 Um Panorama – Mostra do Acervo” do Museu de Arte Contemporânea do Paraná - MACPR

Autores/as

  • Leonardo de Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Leonelo Dell Anhol Almeida Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR https://orcid.org/0000-0002-0222-9138
  • Luciana Martha Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734834365

Palabras clave:

Arte contemporânea, Mediação em museus de arte, Estudo de caso

Resumen

O objetivo dos museus de arte contemporânea, mais do que proporcionar um ambiente para a apreciação estética das peças, é o de propiciar uma reflexão crítica em seus visitantes. Porém, a informação necessária para se posicionar perante às questões propostas pela arte contemporânea não é proporcionada pela educação escolar. Este projeto visa compreender, por meio de um estudo de caso, o modo como ocorre o planejamento e a realização de visitas mediadas que visem trocas de informação no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, objetivando identificar pontos que permitam expandir o acesso a essas informações. Ao compreender como se dão essas trocas de informação, espera-se que seja possível pensar em programas de mediação que incentivem o diálogo entre visitantes e arte.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Leonardo de Souza é mestrando na área de Mediações e Culturas do Programa de Pós Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Leonelo Dell Anhol Almeida, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Leonelo Dell Anhol Almeida é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente atua no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA, UTFPR) e no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE, UTFPR). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Humano-Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade e inclusão digital, design de interação e sistemas colaborativos.

Luciana Martha Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Luciana Martha Silveira é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado na Universidade de Michigan (2009-2010). Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Cor, arte e tecnologia; Relações entre a tecnologia e a arte; entre a arte e a ciência; arte imersiva; suportes híbridos e percepção; arte, processo criativo e inovação; arte cinética; aplicação da Teoria da Cor no Design e na Arte; Arte, Tecnologia e Sociedade.

Citas

AZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves de; ARAÚJO, Clarissa Martins de. Abordagem Triangular: leitura de imagens de diferentes códigos estéticos e culturais. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 2, n. 3, p. 345-358, dez. 2015.

BARBOSA, Ana Mae. Mediação Cultural é Social. In: BARBOSA, Ana M., COUTINHO, Rejane G. (orgs.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora Unesp. 2008.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos de 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2009.

BAZZO, Walter A; LINSINGEN, Irlan von; PEREIRA, Luiz T. V. O que é ciência, tecnologia e sociedade? In: ______. Introdução aos estudos CTS: ciência, tecnologia e sociedade. Espanha: OEI, 2003. p. 119-156 (Cadernos de Ibero-América).

BISHOP, Claire. Radical Museology: or, What’s ‘Contemporary’ in Museums of Contemporary Art. Londres: Koenig Books, 2013.

BONI, Valdete, QUARESMA, Silvia J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. Vol. 2 nº 1 (3), janeiro-julho, 2005.

CANCLINI, Néstor Garcia. A sociedade sem relato: antropologia e estética da iminência. São Paulo, SP: EDUSP, 2012.

CANTON, Katia. Do moderno ao contemporâneo. In: Temas da Arte Contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

COSTA, Fábio J. R. Mediação cultural no CCBNB Cariri. In: Arte/educação como mediação cultural e social. BARBOSA, Ana M., COUTINHO, Rejane G. (orgs.). São Paulo: Editora Unesp. 2008.

COUTINHO, Rejane G. Estratégias de mediação e a abordagem triangular. In: Arte/educação como mediação cultural e social. BARBOSA, Ana M., COUTINHO, Rejane G. (orgs.). São Paulo: Editora Unesp. 2008.

CUTCLIFFE, Stephen H. La emergencia de CTS como campo académico. In: ______. Ideas, máquinas y valores: los estudios de ciencia, tecnología y sociedad. México: Universidade Nacional Autônoma do México, 2003. p. 07-24.

DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: A arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.

DUARTE JR., João-Francisco. Por que arte-educação? São Paulo: Papirus, 2013.

ESTEVAM, Joelma Z. Arte, Museu, Educação: uma integração necessária na superação das tecnologias de controle social. 2016. 286f. Tese (Doutorado em Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2016.

HISTÓRICO. Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: http://www.mac.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=18. Acesso em: 7 mar. 2018.

KERLINGER, Fred N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária. 1979.

LEITE, Caroline A. de O.; OLIVEIRA, Luiz S. de. Entre o dito e o não dito: museus de arte, construção de narrativas, visitas guiadas e poder. Revista Confluências Culturais. v. 3, n. 1,2014.

LIMA, Joana D. de S. Trocando experiências: a aventura moderna revisitada na proposta de mediação da mostra Acácio Gil Borsói e os artistas Vicente do Rego Monteiro e João Câmara. In: Arte/educação como mediação cultural e social. BARBOSA, Ana M., COUTINHO, Rejane G. (orgs.). São Paulo: Editora Unesp. 2008.

MARANDINO, Martha (org.). Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo: FEUSP, 2008.

MARTÍN BARBERO, Jesús. Introdução: aventuras de um cartógrafo mestiço. In: MARTÍN BARBERO, Jesús (2002). Ofício de cartógrafo: travessias latino­americanas da comunicação e da cultura. São Paulo: Edições Loyola, p. 9­42.

MARTÍN BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013.

MCEVILLEY, Thomas. Prefácio. In: No interior do cubo branco: a ideologia do espaço de arte. O’DOHERTY, Brian. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

MUSEU. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3807/museu. Acesso em: 24 de Fev. 2017.

O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço de arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

PUIG, Carla P. Modos de pensar museologias: educação e estudos de museus. In: Arte/educação como mediação cultural e social. BARBOSA, Ana M., COUTINHO, Rejane G. (orgs.). São Paulo: Editora Unesp. 2008.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto. O museu no ensino de História. Chapecó. Argos, 2004.

SALÃO PARANAENSE. Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: http://www.mac.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=56. Acesso em: 7 mar. 2018.

SIMON, Ronald. Folder da exposição “Anos 60/70: Um Panorama – Mostra do Acervo”. Curitiba: Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC-PR. 2017.

SUANO, Marlene. O que é museu. IN: Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.

SCHLICHTA, Consuelo. Arte e educação: há um lugar para a Arte no Ensino Médio? Curitiba: Aymará, 2009.

VERGARA, Sylvia C. Métodos de Coleta de Dados no Campo. São Paulo: Editora Atlas. 2012.

VISITAS ORIENTADAS. Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: http://www.mac.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=23. Acesso em: 7 mar. 2018.

Publicado

2019-04-13

Cómo citar

Souza, L. de, Almeida, L. D. A., & Silveira, L. M. (2019). Um estudo de caso da mediação proposta para a exposição “Anos 60-70 Um Panorama – Mostra do Acervo” do Museu de Arte Contemporânea do Paraná - MACPR. Revista Digital Do LAV, 12(1), 124–149. https://doi.org/10.5902/1983734834365

Artículos más leídos del mismo autor/a