Educação da sensibilidade, dez limões e um balde na mão

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734884111

Schlagworte:

Somaestética, Ensino-Aprendizagem, Corpo na escola, Educação Somática

Abstract

Este artigo apresenta questões relacionadas à corporeidade no ensino-aprendizagem. O foco em práticas de atenção e no trabalho sensorial é revelado a partir de um relato de uma aula, na qual alunos foram convidados a limpar os espaços do edifício no qual estudavam. O relato é o fio condutor de discussões acerca de como a corporeidade se conecta com as ações de aprender-pensar-ensinar-mover.  Esta proposta refere-se também ao campo de discussões da somaestética e de estudos da cognição que consideram o soma-corpo de forma integral.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Luciana Mourão Arslan, Federal University of Uberlândia

É professora na Universidade Federal de Uberlândia - UFU, onde leciona no Curso de Graduação em Artes Visuais. Graduou-se em Artes Visuais (licenciatura) na FASM, em Dança (bacharelado) na UFU, fez mestrado em Artes na UNESP e doutorado em Educação na USP (com 6 meses de mobilidade na Universitat de Barcelona/bolsa Santander). Também realizou pesquisa pós-doutoral no Center for Body, Mind and Culture na Florida Atlantic University com bolsa da CAPES. Tem concentrado seus estudos na área da estesia e corporeidades nos processos de ensino-aprendizagem, pesquisando Improvisação na Dança, Yoga, Performance e Somaestética.

Literaturhinweise

ARSLAN, Luciana Mourão. CORPO (sentido); corporeidade e estesia nos processos de ensino-aprendizagem. Uberlândia: Regência e Arte Editora, 2022.

ARSLAN, Luciana Mourão. Danças para vestir o pensamento. Invisíveis Produções: São Paulo: 2023.

BAITELLO, Norval. O pensamento sentado. S. Leopoldo: Unisinos, 2012.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2015

DAMÁSIO, Antonio. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

DAMÁSIO, Antonio. E o cérebro criou o Homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

FABIÃO, Eleonora. O programa performativo: o corpo-em-experiência. Revista do LUME, n. 4, dez. 2013.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia-saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LEPECKI, André. Coreopolítica e coreopolícia. ILHA: Revista de Antropologia, Santa

Catarina, v. 13, n. 1, p. 41-60, jan./jun. 2012a.

VANNINI, Phillip; WASKUL, Dennis, GOOSCHALK, Simon. The Senses in Self, Society, and Culture, New York, Imprint Routledge, 2012.

GREINER, Christine. Leituras do Corpo no Japão e suas diásporas cognitivas. (Tese Livre Docente em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2017.

SHUSTERMAN, Richard. Vivendo a arte: o pensamento pragmatista e a estética popular, São Paulo: Ed. 34, 1998.

SHUSTERMAN, Richard. Consciência corporal. São Paulo: É Realizações Editora, 2012.

Veröffentlicht

2023-09-19

Zitationsvorschlag

Arslan, L. M. (2023). Educação da sensibilidade, dez limões e um balde na mão. Revista Digital Do LAV, 16(1), e15/1–17. https://doi.org/10.5902/1983734884111

Ausgabe

Rubrik

Dossiê – Caminhar e habitar: arte e educação no espaço urbano