A Direção de Fotografia no Cinema: uma abordagem sistêmica sobre seu processo de criação

Autores

  • Marcelo Moreira Santos Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734840856

Palavras-chave:

Direção de Fotografia, Poética do Cinema, Autoria Colaborativa, Complexidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo entender o papel do Diretor de Fotografia dentro de uma produção cinematográfica de caráter ficcional. Tendo como fundamento analítico os teóricos dos sistemas Edgar Morin e Jorge Vieira, o texto nos conduz a uma reflexão sobre o processo de co-autoria, fugindo das simplificações e trazendo a complexidade à poética do cinema. O artigo ainda aborda os aspectos antogônicos e contraditórios de duas metodologias de produção: a) de um lado o burocratizado modelo hollywoodiano fordista-taylorista adotado como parâmetro organizacional em produções cinematográficas no começo do século XX pelo cinema de indústria; b) de outro o modelo elitizado e romântico do “cinema de autor” cuja matriz relega apenas ao cineasta a assinatura de um filme; para depois complexificá-los por meio de parâmetros sistêmicos de análise. O artigo termina expondo o caminho evolutivo encontrado no processo de criação vinculado ao Diretor de Fotografia e qual seu papel na consolidação da poética cinemática de um diretor de cinema, e ainda aborda o caráter poli-funcional das produções atuais em que este profissional também assume ou acumula outras funções na confecção de um filme em plataforma digital.

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Biografia do Autor

Marcelo Moreira Santos, Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande

Graduado em Comunicação Social - Rádio e TV pela Universidade Católica Dom Bosco - MS, Especialista em Comunicação Audiovisual pela PUC-PR, Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Pós-Doutor em Comunicação, Arte e Cultura pela Universidade do Algarve, Portugal, atuando principalmente nos seguintes temas: Poética do Cinema, Autoria Colaborativa no Cinema, Montagem, Cinematografia, Interpretação Fílmica e Poética Transmidiática. É membro pesquisador do Centro Internacional de Estudos Peircianos – CIEP desde 2007. 

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Publicado

2020-04-13

Como Citar

Santos, M. M. (2020). A Direção de Fotografia no Cinema: uma abordagem sistêmica sobre seu processo de criação. Revista Digital Do LAV, 13(1), 106–128. https://doi.org/10.5902/1983734840856