Arte e literatura em deslocamento: espaços de diálogo e aprendizagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734883927

Palavras-chave:

Literatura, Arte, Pausa, Espaço urbano, Aprendizagens

Resumo

Este artigo traz experiências educativas que deslocam a arte e a literatura para além dos muros da escola. Vivemos momentos em que estamos sobrecarregados pela falta de tempo e pelo excesso de informações. Nesse sentido, faz-se necessário ocupar os espaços urbanos com atividades que proporcionem pausas no cotidiano agitado, a fim de que se possa apreciar, desfrutar, sentir e refletir acerca do que nos circunda e de como as constantes modificações da paisagem interferem na vida de cada ser. Assim, ao percorrer ruas, praças, cafeterias e supermercado, proporcionamos aos transeuntes o encontro com poesias em árvores, livros entre frutas e legumes e outras manifestações artísticas que se abriram como possibilidades de transformar as paisagens, por vezes, monótonas, em espaços de aprendizagem, a partir do olhar atento de cada um. A teoria do espaço e da paisagem de Milton Santos em diálogo com os estudos acerca da experiência traça, então, o percurso textual e os resultados positivos de engajamento social que aqui apresentamos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Lazzari, University of Caxias Do Sul

Mestra em Letras, Cultura e Regionalidade pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), atua como professora particular de inglês, revisora e tradutora de textos EN-PT.

izandra ALves, Federal Institute of Rio Grande do Sul

Professora Doutora do Curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Viviane Diehl, Instituto Federal de Educação

Doutora, educadorartista em Artes/Cerâmica nos cursos do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz

Referências

ALVES, Izandra. et. al. As ressignificações compartilhadas: experiências. Revista Viver IFRS. Bento Gonçalves, v. 02, n. 10, nov. 2022. Disponível em: < https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/5576/3215>. Acesso em: 2 maio 2023.

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. São Paulo: Autêntica, 2013.

CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: _. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/São Paulo: Duas Cidades, 2011.

DE MASI, Domenico. O Ócio Criativo. Entrevista a Maria Serena Palieri. 3. ed. Tradução de Léa Manzi. Rio de Janeiro: Sexante, 2000.

DICIONÁRIO ACADÊMICO. Latim-Português; Português-Latim. Porto Editora: Porto, 2008.

ISER, Wolfgang. A interação do texto com o leitor. In: LIMA, L. C. (Coord. e trad.). A literatura e o leitor: textos da estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 83-132.

KOHAN, Walter. O. Filosofia de la educación: A la busca de nuevos sentidos. Educactio e Filosofia. Uberlândia, MG, v. 12, n. 24, p. 91- 121, jul./dez. 1998.

LARROSA, Jorge. (Org.). Elogio da escola. Tradução de Coelho Fernando. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

LARROSA, Jorge. La experiencia de la lectura. México: FCE, 2003.

ORDINE. Nuccio. A utilidade do inútil: um manifesto. Tradução de Luiz Carlos Bombassaro. 1a ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

PETIT. Michèle. Un arte que se transmite. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS, v. 2, n. 1, p. 99-116, jan./jun. 2006.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica, Razão e Emoção. 4 Ed. São Paulo: Edusp (Editora da USP), 2012.

Downloads

Publicado

2023-08-21

Como Citar

Lazzari, L., Alves, I., & Diehl, V. . (2023). Arte e literatura em deslocamento: espaços de diálogo e aprendizagens. Revista Digital Do LAV, 16(1), e8/1–17. https://doi.org/10.5902/1983734883927

Edição

Seção

Dossiê – Caminhar e habitar: arte e educação no espaço urbano