Singularização de identidades e construção de subjetividades através da perspectiva da cultura visual

Autores

  • Mariana Binato de Souza UFSM
  • Viviane Diehl

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373484291

Palavras-chave:

Identidade, Subjetividade, Cultura visual, Ensino de artes visuais

Resumo

Esta pesquisa tem como temática a singularização da identidade e a construção da subjetividade através de proposições em artes visuais a qual foi realizada no contexto da Creche Estação dos Ventos na cidade de Santa Maria com pré-adolescentes com idades entre 10 e 13 anos. A cultura visual foi abarcada neste contexto como elemento facilitador da aproximação dos colaboradores com a temática, pois esta busca relacionar a cultura e as visualidades presentes no cotidiano a partir de um olhar critico tanto individual quanto em grupo o que colaborou no processo abordado tanto de identidades quanto de subjetividades. Nesta pesquisa ainda utilizou-se de fragmentos da metodologia por projetos de trabalho pela sua abordagem facilitadora que fez parte do processo de aproximação dos colaboradores, e conseqüentemente da possibilidade singularização das identidades e construção de subjetividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Binato de Souza, UFSM

Licenciada em Artes Visuais

Viviane Diehl

Doutoranda em Educação na UFSM. Professorartista e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura

Referências

ASSIS, Henrique Lima. Sentidos e significados da arte na escola contemporânea: educação artística, ensino de arte ou cultura visual? In: RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira, ASSIS, Henrique Lima. (orgs.). Educação das artes visuais na perspectiva da cultura visual: conceituações, problematizações e experiências. Goiânia: SEDUC, 2010. p. 209 – 234.

BECKER, Aline da Silveira. Histórias e imagens: a visualidade produzindo infâncias. In: MARTINS, Raimundo. TOURINHO, Irene. (Org.). Cultura Visual e Infância: quando as imagens invadem a escola. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2010. p. 89 – 104.

CANCLINI, Nestor Garcia. Diferentes desiguais e desconectados. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2009.

COELHO, Roseane Martins. O sujeito e a construção da identidade: implicações na infância, na educação e na arte. In: MARTINS, Raimundo. TOURINHO, Irene. (Org.). Cultura Visual e Infância: quando as imagens invadem a escola. Santa Maria: Ed. da

UFSM, 2010. p. 105 – 129.

CRECHE ESTAÇÃO DOS VENTOS. Disponível em:

www.crecheestacaodosventos.blogspot.com. Acesso em: 23 de maio. 2011.

CUNHA, Suzana Rangel Vieira da. As infâncias nas tramas da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo. TOURINHO, Irene. (Org.). Cultura Visual e Infância: quando as imagens invadem a escola. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2010. p. 131 – 161.

CURY, Ana Cristina; DALLA-VALLE, Luciana de Luca. Projetos educacionais. Curitiba: Fael editora, 2010.

DALLA VALLE, Lutiere. ¿Qué significa aprender desde Proyectos de Indagación? Revista Digital do LAV – Laboratório de Artes Visuais - Revis LAV Ano III – Número 04– Março 2010. ISSN 1983-7348. Disponível em: http://www.ufsm.br/lav/. Acesso em: 2 abr.

_________________. Esquema de Projetos de Trabalho Fernando Hernández. Disponível em: http://luthiere.wordpress.com/esquema-projetos-de-trabalho-fernandohernandez/. Acesso em: 13 out. 2010.

FERREIRA, Sueli. A afetividade do aprendente e a prática. Contrapontos, v. 4, n. 3, p. 547-559. Itajaí, set./dez. 2004. Disponível em:

https://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/798/650. Acesso em: 15 out. 2010.

GALLO, Silvio. Subjetividade, ideologia e educação. Perspectiva. Florianópolis, v.16, n. 2.9, p.133 -152, jan./jun. 1998.

GIOVANELLA, Alessandra. Invenções cartográficas – uma poética da criação... imagens cotidianas. In: CORRÊA, Ayrton Dutra (Org.). Cartografias contemporâneas da arteeducação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2008. p. 83 – 118.

GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23ª. ed.

Petrópolis: Vozes, 2004. p.79 – 106.

HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite a deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, Raimundo. TOURINHO, Irene. (Org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011. p. 31 – 49.

__________________. Catadores da Cultura Visual. Proposta para uma nova narrativa educacional. Trad. Ana Death Duarte. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.

__________________. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 2000.

__________________; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho – O conhecimento é um caleidoscópio. 5ª ed. Porto Alegre: Artes

Médicas, 1998.

KASTRUP, Virgínia. A Rede: uma figura empírica da ontologia do presente. In: FONSECA, Tânia Mara Galli; KIRST, Patrícia Gomes (Org.). Cartografias e devires: a construção do presente. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

______________. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devirmestre. In: Educação e sociedade. São Paulo, v. 26, n. 93, p. 1-13. Setembro – dezembro/2005.

LIXO EXTRAORDINÁRIO. Direção de Lucy Walker. Rio de Janeiro: Angus Aynsley, Hank Levine, 2009. (99 min), son, color.

LIXO EXTRAORDINÁRIO. Disponível em: www.lixoextraordinario.com.br. Acesso em: 16 de março. 2011.

MARTINS, Raimundo. TOURINHO, Irene. Culturas da infância e da imagem ―Aconteceu um fato grave, um incidente global‖. In: MARTINS, Raimundo. TOURINHO, Irene. (Org.). Cultura Visual e Infância: quando as imagens invadem a escola. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2010. p. 37 – 55.

MARTINS, Raimundo. A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e das práticas do ver. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. (Org.). Arte, educação e cultura. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2007. p. 19 – 40.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

PASSIONE. Disponível em: www.globo.com/passione. Acesso em: 13 de outubro de 2010.

PEREIRA, Alexandre Adalberto. Estereótipos desenhados, identidades projetadas. In: MARTINS, Raimundo. TOURINHO, Irene. (Org.). Cultura Visual e Infância: quando as

imagens invadem a escola. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2010. p. 209 – 226.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2003.

TRIVIÑOS, Augusto N. Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2012-03-05

Como Citar

Souza, M. B. de, & Diehl, V. (2012). Singularização de identidades e construção de subjetividades através da perspectiva da cultura visual. Revista Digital Do LAV, (8), 020–044. https://doi.org/10.5902/198373484291